50º Aniversário do 25 de Abril comemorações iniciam em Castro Verde
Iniciam em Castro Verde, este mês de novembro, as Comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
“Cantigas do Maio” e “Modas de Abril” marcam a abertura deste programa que se estende por 2023 e 2024 e que contemplará a dinamização de um conjunto de iniciativas que pretendem reforçar a importância desta data histórica, valorizando os princípios da liberdade e da democracia, através da celebração e da preservação dos valores e das conquistas da Revolução.
No próximo dia 19 de novembro, o Cineteatro Municipal de Castro Verde, recebe a primeira iniciativa destas Comemorações.
Francisco Fanhais e João Afonso, acompanhados pela Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense revisitam o álbum “Cantigas do Maio”, de José Afonso, o mais histórico e o mais referencial de todos os discos da música popular portuguesa, num concerto onde se vão ouvir os temas que marcaram Abril, como Grândola vila morena, escolhida como senha para o arranque do Movimento dos Capitães, a 25 de Abril de 1974.
No dia 27 de novembro, data que assinala o 8º Aniversário da Classificação do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, os grupos corais do concelho protagonizam um desfile e uma atuação que pretende celebrar o Cante, expressão cultural do Alentejo. A iniciativa vai decorrer no Cineteatro Municipal, a partir das 16h00.
O programa comemorativo é uma organização da Comissão Municipal para as Celebrações do 50° Aniversário do 25 de Abril de 1974.