O Município de Mangualde assinala o 150º aniversário de Ana de Castro Osório
O Município de Mangualde irá assinalar o 150º aniversário de Ana de Castro Osório com um programa recheado de actividades. Nos dias 17 e 18 de Junho, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves e a Casa de Ana de Casto Osório acolhem diversas iniciativas, que acontecem em ambos os dias, no âmbito da comemoração da efeméride. Todas as iniciativas são de entrada livre.
As comemorações têm início marcado para o dia 17 de Junho, na Biblioteca Municipal, com uma Oficina de Exploração de Contos de Ana de Castro Osório, dinamizada por Fátima Ribeiro de Medeiros, da EDUFOR, que decorrerá entre as 10h00 e as 17h30. Já durante a noite, na Casa de Ana de Castro Osório, pelas 21h00, terá lugar a sessão de abertura da celebração, que estará a cargo de Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde. Seguindo-se as Estórias de Ana de Castro Osório, numa conversa com Raquel Osório de Castro. Posteriormente, segue-se a iniciativa “O Porqueiro”, uma leitura encenada com Coreografia e Música, sendo protagonizada pelos alunos 2B AEM, a AECS Dança e a Orquestra Poeminha. Os festejos prosseguem com o teatro de sombras “Os Meninos da Estrela de Ouro na Testa” interpretado pelos alunos 7E AEM, a dramatização “A Bela Felicidade”, protagonizada pelos alunos 8C AEM, terminando com um “Concerto pela Igualdade” interpretado pela Orquestra Juvenil Mais Música AEM.
A celebração do 150º aniversário continua no dia 18 de Junho, na Biblioteca Municipal, pelas 14h30, com diversas actividades: exposição documental “Vida e obra de Ana de Castro Osório”; conferência Ana de Castro Osório: entre a militância republicana e feminista, a escrita e a edição, protagonizada por Fátima Ribeiro de Medeiros; leitura do conto “Tio Barreiros”, In Felizes, por Raquel Osório de Castro; apresentação da reedição da obra “Às Mulheres Portuguesas”, por Rosabela Afonso da ACCIG; documentário e pintura Mural “Descobrir Ana de Castro Osório” da autoria de JAF e José Vieira. Pelas 21h00, já na Casa de Ana de Castro Osório seguem-se contos encenados, interpretados por Raquel Osório de Castro e um momento musical protagonizado por PEIXE-BO.