A Associação Arquivo dos Diários apresenta um arquivo para a migração
Em Setembro, as memórias de vários migrantes vão andar a viajar por Lisboa. A exposição itinerante “Próxima Estação: Um arquivo para a migração” inaugura já no próximo dia 21 de setembro no Espaço Santa Catarina, no coração da cidade.
Entre dia 21 de Setembro e 4 de Outubro será possível visitar a exposição “Próxima Estação: Um arquivo para a migração” no Espaço de Santa Catarina, que será depois apresentada, entre dia 13 de Outubro e 01 de Novembro, na galeria do projeto EGEU. A viagem termina na associação cultural Curious Monkey, onde estará patente entre 03 de Novembro e 20 de Novembro.
A exposição apresenta fragmentos de alguns dos diários recolhidos no âmbito do projeto “Diários de Migrantes”, uma iniciativa da associação Arquivo dos Diários no âmbito do POR Lisboa 2020, financiado pelo Fundo Social Europeu e pela CM Lisboa em colaboração com a Rede DLBC Lisboa, que procurou, através da recolha de cerca de 40 diários pessoais de migrantes, inscrever na história e na atualidade quotidiana da cidade a experiência migratória por que diversas comunidades e habitantes passaram.
“Ainda existe pouca visibilidade em relação às memórias de pessoas migrantes; de onde vieram, quais as suas motivações, as suas dificuldades, desafios, etc…Esta é uma oportunidade para conhecermos as suas vozes e as suas palavras e dá-las a conhecer à comunidade permitindo inscrever a sua memória no espaço público e igualmente combater o preconceito e a xenofobia”, afirma Clara Barbacini, uma das fundadoras da Associação Arquivo dos Diários e que, juntamente com Isabel Mões, dirige este projecto.
“Próxima Estação: Um Arquivo para a migração” não é um registo sistematizado de ciclos de migração, de tendências ou tensões sociais. Não conta uma história uniforme e linear. É uma deambulação pelo que nos move e o que nos prende, uma incursão ao desconhecido e ao novo.
As memórias autobiográficas de 41 pessoas de diferentes nacionalidades (Paquistão, Índia, Venezuela, Brasil, Nepal, Itália, Espanha, Bangladesh, Itália, Congo, Japão, França, Irlanda do Norte, Colômbia, Polónia, Alemanha, Moçambique, Estados Unidos da América, Cuba, etc.) são agora absorvidas e interpretadas numa exposição itinerante que celebra a diversidade e procura pontos de convergência em rotas e histórias distintas.
Neste contexto serão ainda realizados encontros públicos e informais, destinados a discutir temas em torno da migração, ler excertos dos diários e partilhar experiências pessoais, que irão contar com a presença de alguns dos participantes do projeto, diaristas e mediadores. Estes eventos são gratuitos e abertos ao público.
A Associação “Arquivo dos Diários”, fundada em 2013, com sede na Biblioteca de São Lázaro em Lisboa, tem como objetivo a recolha e a preservação de memórias autobiográficas sob a forma de diários ou outros suportes, que permitam o conhecimento de narrativas individuais, dessa forma ampliando o enriquecimento da nossa história coletiva.
Datas, horários e locais:
21 Set - 4 Out
Seg-Sex: 14h - 20h
Espaço Santa Catarina - Largo Dr. António de Sousa Macedo 7
—
13 Out - 01 Nov
Sex-Dom: 16h - 20h
EGEU - Rua do Funchal 1 A
—
03 Nov - 20 Nov
Sex-Dom: 16h - 20h
Curious Monkey - Rua de São Mamede 16B
Encontros públicos:
08 Out. 16h - Jardim do Adamastor
22 Out. 16h - Largo do Intendente
12 Out. 17h - Curious Monkey