A Farsa de Inês Pereira

A Farsa de Inês Pereira
Fotografia: D.R.

A Farsa de Inês Pereira, a mais recente criação de Pedro Penim e o terceiro espectáculo de uma trilogia dedicada à família, tem estreia agendada para dia 20 de Outubro, no Teatro Municipal Garcia de Resende, em Évora, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.

 

Em 2023, passam 500 anos sobre a primeira apresentação de A Farsa de Inês Pereira, comédia de Gil Vicente que dá conta das desventuras duma mulher da classe média portuguesa do século XVI, que desafia o poder familiar e a mentalidade medieval que dominava a sociedade quinhentista. Cinco séculos depois, Pedro Penim reescreve o original vicentino e transforma-o numa obra do nosso tempo, deitando um olhar cáustico sobre alguns alicerces da sociedade contemporânea, nomeadamente o trabalho, a sexualidade e a célula familiar.

 

Depois de Pais & Filhos, em 2021, e Casa Portuguesa, em 2022, A Farsa de Inês Pereira, a partir de Gil Vicente, é o terceiro espectáculo de uma trilogia em que Pedro Penim se dedica ao tema da família. Uma produção do Teatro Nacional D. Maria II, o espectáculo conta com Ana Tang, Bernardo de Lacerda, David Costa, Hugo van der Ding, João Abreu, Rita Blanco e Sandro Feliciano no elenco.

 

A Farsa de Inês Pereira estreia-se no Teatro Municipal Garcia de Resende, em Évora, a 20 e 21 de Outubro, seguindo depois em digressão por Portalegre e Setúbal, durante o mês de Novembro, e outros concelhos do país, em datas a anunciar, ao longo do ano de 2024. No dia 13 de Outubro, o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, recebe ainda uma antestreia da peça.

 

O espectáculo estreia-se no âmbito da Odisseia Nacional, projecto artístico do Teatro Nacional D. Maria II, desenvolvido desde Janeiro de 2023, em articulação com mais de 90 concelhos de Portugal continental, Açores e Madeira.