Ágora termina mais uma edição no Castelo de Leiria em Outubro

Ágora termina mais uma edição no Castelo de Leiria em Outubro
Foto: DR

Após dois fins-de-semana de Ágora com concertos de Marta Pereira da Costa, Angelica Salvi, La Familia Gitana, Niño de Elche & Raül Refree, Marina Herlop e Julius Gabriel, nos dias 5 e 6 de Outubro continuamos a cruzar memória, presente e o que há-de vir, com uma programação multidisciplinar a dialogar com um dos ícones do património histórico-cultural da cidade, o Castelo de Leiria.

 

No sábado, dia 5 de Outubro, abrimos as portas da Igreja da Pena com o concerto de 6 Violas, num enquadramento musical inédito e subvertendo os padrões mais convencionais do entendimento artístico. Neste espectáculo, 6 Violas relembra o importante repertório de José Mário Branco para a música portuguesa, homenageando o cantautor através de uma viagem entre a memória e o desassossego. Uma viagem que usufrui da inquietação patente nas canções de José Mário Branco, enaltecendo-a.

 

No Salão Nobre, teremos o concerto de Romeu Bairos, jovem natural das Furnas em São Miguel, Açores, que desde logo decidiu que a sua vida estaria ligada à música. No seu trabalho tem vindo a trabalhar numa reinterpretação contemporânea dos cantares tradicionais açorianos, explorando novos instrumentos, como a viola de dois corações.

 

O dia encerra com Alabaster DePlume, um artista cuja obra se torna o veículo da sua poesia, contra a desumanidade quotidiana do capitalismo. Sobre melodias circulares sonoras e tons luminosos que transmitem calma e generosidade em ondas quentes, Alabaster DePlume desafia, conforta e desperta, levando o público a confrontar-se com o que o rodeia e a abraçar a simplicidade do ser.

 

No domingo, dia 6 de Outubro, propomos uma programação dedicada ao público infantil com Micro Micro Coisas, um espectáculo sobre as coisas pequenas, as mini, as micro, as quase invisíveis, e as que são mesmo invisíveis, mas que ocupam muito espaço, como os elefantes na sala. Através do teatro, da ilustração, da música electrónica e da manipulação de objectos, entramos no universo do mínimo, do precioso e do delicado, procurando reflectir sobre o que não se vê.

 

De seguida, temos Pássaros e Cogumelos, um espectáculo de Joana Gama, que nos mostra como a Natureza consegue ser o exemplo perfeito de amizade, de ajuda, de música, de curiosidade e tantas outras coisas que na Natureza podemos aprender.

 

Por fim, terminamos esta edição do Ágora com um momento muito especial na Igreja da Pena que fará ecoar as vozes do Coro de Ninfas do Lis a cantar Zeca Afonso. Este grupo feminino de Leiria, composto por 30 coralistas, é dirigido por Mário Nascimento e acompanhado ao piano por Inês Costa (INÊS APENAS). Ao longo de 20 anos de existência, dedicaram o seu repertório a peças de música erudita e popular portuguesas e de diversas partes do mundo, percorrendo uma grande diversidade de períodos históricos. Ao Ágora, trazem-nos um pouco do seu próximo álbum, que será lançado ainda em 2024, intitulado Ninfas do Lis cantam José Afonso.

 

Nas Cisternas do Castelo de Leiria inaugura a instalação multidisciplinar Três Luzes acenderam ao mesmo Tempo em Três Janelas Diferentes, da dupla Noiserv e do iluminador Berto Pinheiro, inspirada no livro Três-vezes-dez-elevado-a-oito-metros-por-segundo, do músico lisboeta Noiserv.

 

Uma obra inovadora e distinta ao nível da escrita, mas também da escuta da escrita, que apela ao pormenor, ao olhar dedicado, à procura e ao encontro. Um bonito lugar de escuta, do nós e do outro, um intervalo no tempo de 15 minutos e 57 segundos, para nos permitirmos a ouvir, para nos dedicarmos a ouvir, a ver e a sentir.

 

O bilhete habitual do Castelo de Leiria garante o acesso às actividades do ÁGORA, com lotação limitada à capacidade dos espaços. A compra do mesmo será feita directamente no Castelo.

 

O acesso ao castelo é gratuito para residentes no concelho de Leiria mediante apresentação de comprovativo de morada e identificação.

 

ÁGORA é um projecto cultural, que ao longo de três fins-de-semana, propõe um programa de música, artes performativas, instalações artísticas e activa uma fruição e reflexão do património (i)material no seio do Castelo de Leiria.

 

PROGRAMA

 

5 DE OUTUBRO

 

Três Luzes acenderam ao mesmo Tempo em Três Janelas Diferentes - Instalação

16h - 6 Violas - Concerto

17h - Romeu Bairos - Concerto

18h - Alabaster DePlume - Concerto

 

6 DE OUTUBRO

 

Três Luzes acenderam ao mesmo Tempo em Três Janelas Diferentes - Instalação

15h00 - Micro Micro Coisas - Teatro Infanto-juvenil

16h00 - Pássaros e Cogumelos - Teatro Infanto-juvenil

17h00 - Coro Ninfas do Lis cantam Zeca Afonso – Concerto