Amaro Freitas regressa a Portugal - 13 Julho - Theatro Circo, Braga

Amaro Freitas regressa a Portugal - 13 Julho - Theatro Circo, Braga
Foto: DR

Amaro Freitas está de regresso a Portugal, após o sucesso dos concertos de estreia do seu novo trabalho Y’Y, no Centro Cultural de Belém, Lisboa e no Centro de Arte de Ovar, em março e abril deste ano, nos quais atuou a solo.

 

No próximo dia 13 de Julho, apresenta-se em Braga para um concerto especial no Theatro Circo, o qual marca o encerramento do ciclo “Julho é de Jazz”.

 

Neste espetáculo, o reconhecido pianista brasileiro, um dos principais nomes do jazz da atualidade, apresenta-se em trio, com Aniel Someillan no contrabaixo e François Morim na bateria; juntos farão uma viagem sonora por temas dos álbuns “Sangue Negro”, “Rasif” e “Sankofa”, havendo lugar para um momento a solo de Amaro Freitas, no qual interpreta um tema de Y’Y, o seu mais recente disco que tem sido largamente destacado pela Imprensa especializada, incluindo o New York Times que se refere ao artista como um compositor que está a levar o jazz para novos lugares.

 

E esses novos lugares passam também por parcerias e a mais recente, editada no passado mês de Maio, é o tema “Esperança”, com Criolo e Dino D’Santiago; três artistas lusófonos, com histórias territoriais periféricas diferentes, que expressam um profundo anseio pela superação das adversidades históricas e contemporâneas, misturando elementos de poder e cultura para refletir sobre identidade, desigualdade e a busca por justiça. A obra critica a repressão e a censura, ao mesmo tempo em que clama por redenção e liberdade, evidenciando o desejo de honrar as lutas e sonhos dos ancestrais. Como refere Amaro Freitas: “um encontro potente que só a música poderia proporcionar. Nova Descoberta, Grajáu e Cabo Verde unidos através da ancestralidade da Deusa Música”.

 

Ao vivo, Amaro Freitas irá proporcionar uma experiência musical e emocional única, inspirada pelos sons da natureza e toda a brasilidade do seu piano trio.

 

SOBRE AMARO FREITAS:

 

A diáspora afro-brasileira transborda, naturalmente, no estilo de Amaro Freitas, pianista e compositor de 31 anos que é um dos principais nomes do jazz brasileiro da actualidade.

 

Parcerias com Milton Nascimento, Lenine e o rapper Criolo, mas também performances com Christian Scott no Montreux Jazz Academy, revelam-no como a principal aposta do jazz brasileiro. Com “Sangue Negro” (2016) e “Rasif” (2018), Amaro Freitas dá nova vida ao piano jazz; muito para lá do sempre predominante samba jazz, o músico volta-se para a cultura afro-brasileira e traduz os ritmos locais e urbanos, através de uma linguagem moderna e sofisticada.

 

Contratado pela etiqueta londrina Far Out, o pianista esteve em digressão com o seu segundo disco “RASIF” em mais de 15 países. A tour passou por importantes clubes e centros culturais, como: Casa da Música (Porto/PT), Duc de Lombards (Paris/FR), Unterfahrt Jazz Club (Munique/GE), Ronnie Scott’s (Londres/UK), Dizzy’s Club (NYC/USA), BIMHUIS (Amesterdão, NL), Bari Jazz (Bari / Itália), entre outras cidades e eventos.

 

“SANKOFA” é o seu terceiro álbum de originais, editado no verão de 2021; a obra segue com a formação original do seu piano trio e traz as influências do piano afro rítmico, sob a inspiração de renomados pianistas do jazz como Brad Mehldau, Robert Glasper e Moacir Santos. “Sankofa” percorreu o Mundo, da América ao Japão, integrando os principais eventos de jazz e músicas do mundo.

 

Em 2024, Amaro Freitas apresenta-se com um novo trabalho – Y’Y que tem sido destacado nos principais títulos da imprensa internacional como The Guardian Pitchfork ou The New York Times.

 

Amaro Freitas é um músico do Mundo e o seu trabalho tem o reconhecimento da crítica especializada e do público.

BILHETES À VENDA NA BOL