António Zambujo, Camané e Ricardo Ribeiro juntos em estreia mundial em Coimbra

António Zambujo, Camané e Ricardo Ribeiro juntos em estreia mundial em Coimbra
Fotografia: D.R.

A partir de uma encomenda do Convento São Francisco, juntam-se em palco, de forma inédita, numa estreia mundial em Coimbra, os três mais aclamados intérpretes vocais masculinos da música portuguesa da actualidade: António Zambujo, Camané e Ricardo Ribeiro, acompanhados por um ensemble de cordas da Orquestra Clássica do Centro e por uma banda de apoio. Esta marcante celebração da multiculturalidade realiza-se a 06 e 07 de Janeiro de 2023, pelas 21h30, no palco do Grande Auditório do Convento, no âmbito da abertura da sua nova temporada artística.

António Zambujo, Camané e Ricardo Ribeiro vão estrear a programação de 2023 do Convento São Francisco (CSF), com um concerto duplo (06 e 07 de Janeiro), às 21h30, no Grande Auditório. Este espectáculo, em que os três cantores revisitam, com novos arranjos, nomes maiores da poesia e da composição musical brasileiras, insere-se no ciclo programático “Saudades do Brasil em Coimbra”, que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra encetou em Setembro deste ano nas comemorações do bicentenário da independência do Brasil, e no qual já participaram, em espectáculos encomendados, reconhecidos nomes como Maria João, Luís Figueiredo, e Paula e Jaques Morelenbaum, entre outros. A criação do coletivo Tanto Mar, envolvendo músicos portugueses e brasileiros sediados em Coimbra, e que se estreou no Salão Brazil a 17 de Novembro deste ano, enquadra-se igualmente nesta aposta estratégica do Município de Coimbra na área da multiculturalidade e no aprofundamento das relações culturais, artísticas e criativas entre Coimbra e o Brasil.

O concerto com António Zambujo, Camané e Ricardo Ribeiro, em que as interpretações vocais vão variar entre solos, duetos e trios, conta com produção do reconhecido Renato Júnior e com a direcção musical de Hélder Godinho. A banda que acompanha o trio de cantores e o ensemble de cordas da Orquestra Clássica do Centro é formada por Hélder Godinho no piano, Pedro Pinto no baixo, Ricardo Barriga nas guitarras, David Jerónimo na bateria, José Conde nos clarinetes, Sérgio Charrinho no fliscorne e André Conde no trombone. Esta equipa de luxo completa-se com mais três nomes que dispensam apresentações: Nelson Carvalho no som de frente, Marco Batista no som de palco e Anabela Gaspar no desenho de luz.

O espectáculo, que conta com duas sessões (sexta-feira e sábado, ambas às 21h30), encontra-se à venda nos locais habituais, podendo os interessados saber mais informações através dos seguintes meios: 239 857 191 (segunda-feira a domingo, das 15h00 às 20h00), bilheteira@coimbraconvento.pt ou na bilheteira online: www.bol.pt.

Os detentores do Cartão de Amigo do Convento São Francisco, recentemente criado, usufruem de um desconto direto de 40% no valor do ingresso a este concerto.