Arte e inclusão em debate e exposição no museu Joaquim Correia

Arte e inclusão em debate e exposição no museu Joaquim Correia
Fotografia: D.R.

O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, vai realizar a iniciativa “Saber escutar, saber acolher: o poder de inclusão dos museus”, que integra um momento de intervenções dedicadas ao tema da Inclusão nos Museus e a inauguração da exposição “Projet’Arte", no passado dia 22 de Julho.

O Município da Marinha Grande procura consolidar estratégias de democracia cultural, promovendo o acolhimento e participação activa das escolas no Museu, para criar e mostrar a sua produção artística, depois de vários momentos de residência artística no Museu e na escola, que aconteceram ao longo do ano lectivo de 2022/2023. 

É disso exemplo a exposição Projet'Arte, da responsabilidade do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, a ser inaugurada como mais uma iniciativa com o selo de qualidade do Plano Nacional das Artes.  Ao longo do ano lectivo 2022/2023, duas turmas de 1.º CEB do Agrupamento Escolas Marinha Grande Poente (a turma 4 do 2.º ano da EB Casal de Malta e a turma 3 do 4.º ano da EB Guilherme Stephens), experimentaram diversas actividades artísticas. 

A partir da exploração das artes visuais, teatro e dança, os conteúdos programáticos tradicionais de Português, Estudo do Meio e Matemática foram sendo abordados numa perspectiva multidisciplinar. A Arte foi sempre o início das aprendizagens e os alunos, como parte da comunidade marinhense, tiveram um papel activo na produção, análise e avaliação dos conteúdos, orientados pelas professoras Ana Jordão, Patrícia Pinho e Sílvia Silva.

O culminar deste projecto será dado a conhecer à comunidade através da exposição colectiva de trabalhos de ambas as turmas intituladas “Projet’Arte", que estará patente no Museu Joaquim Correia, até 2 de Setembro de 2023.