As Castro, nova criação de Raquel Castro, estreia-se a 16 de Junho no Cineteatro Paraíso

As Castro, nova criação de Raquel Castro, estreia-se a 16 de Junho no Cineteatro Paraíso
Fotografia: Filipe Ferreira

As Castro, nova criação de Raquel Castro, estreia-se a 16 de Junho, no Cineteatro Paraíso, em Tomar, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.

O espectáculo parte da árvore genealógica de Raquel Castro para falar de muitas mães. De mães de mães de mães de filhas. E claro, de maridos e de pais, do tempo que era outro, e deste lugar que vem sendo Portugal. 300 pessoas, a maior parte delas mortas, com os seus nomes, lugares onde viveram e profissões, dão o mote para escarafunchar as histórias desta família.

As Castro é a mais recente criação de Raquel Castro, na linha de espetáculos anteriores da criadora, como Os Dias São Connosco, Turma de 95 ou A Morte de Raquel. Em cena estão Raquel Castro, Sara Inês Gigante, Sara de Castro, Tânia Alves e Tónan Quito.

O espectáculo estreia-se no âmbito da Odisseia Nacional, projecto artístico do Teatro Nacional D. Maria II, desenvolvido ao longo do ano de 2023, em articulação com mais de 90 concelhos de Portugal continental, Açores e Madeira. No segundo trimestre do ano, a Odisseia Nacional encontra-se na região Centro do país, onde será apresentado este espectáculo. Depois do Cineteatro Paraíso, em Tomar, a 16 e 17 de Junho, As Castro será também apresentado no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, a 24 de Junho.