As danças de rua e de clubbing ocupam o TBA. Uma curadoria de Piny para colocar as margens no centro.
OU.kupa é um projecto de ocupação artística do TBA de duas semanas imaginado pela bailarina Piny. Procurando trazer para dentro da instituição as danças de rua e clubbing, que acabam por ficar mais ocultadas das agendas de programação institucional, OU.kupa é também um projecto que questiona quem são os corpos e quais as vozes que se ouvem no circuito da dança. Com curadoria de Piny, durante duas semanas o TBA recebe uma exposição, quatro conversas, treinos com djsets e seis novas criações, algumas delas primeiras obras, dedicadas a estilos de dança como locking, kuduro, krump, house ou hip hop. O freestyle terá também espaço neste programa com uma battle organizada no B.Leza com hip hop, house, popping, breaking e chypher de krump. O OU.kupa é uma coprodução do Teatro do Bairro Alto com o Festival iminente.
OU.kupa é um projecto de OCUPAÇÃO artística e investigação, cujo CENTRO está na celebração, criação e escrita de danças urbanas – rua e clubbing. É uma celebração dilatada no tempo onde uma outra história da dança começa a ser escrita e partilhada. Onde o discurso sobre o que é a criação artística em espaço urbano se alarga e diversifica, onde se mapeiam e nomeiam pessoas que têm criado e construído estas danças sem ainda terem sido referidas, e onde são proporcionadas condições para a sua criação. Procura-se criar bases, e visibilidade com respeito, para linguagens que surgiram em contexto informal, de rua ou de clubbing, em várias geografias (Angola, EUA, Portugal, Brasil) que permanecem em luta com complexos processos históricos e de integração sem apropriação nos espaços institucionais. É de toda a gente, é nosso também.
Uma celebração em Junho com sede no TBA, com estreia de quatro criações de artistas convidadas e duas criações seleccionadas por open call, uma exposição do processo iniciado de escrita e documentação, sessões de treino com DJ sets, ciclo de conversas e uma battle.