Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris celebra centenário e distingue a Estoril Sol
A Estoril Sol foi distinguida na sessão solene das comemorações do centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris (AHBE), realizada no Quartel dos Bombeiros do Estoril. A AHBE baptizou uma das suas novas viaturas com o nome de Estoril Sol. Esta iniciativa constitui o reconhecimento de uma estreita cooperação e apoio profícuo concedido, ao longo das últimas décadas, pela Estoril Sol aos Bombeiros.
O Diácono da Paróquia do Estoril benzeu a nova viatura dos bombeiros “Estoril Sol”, assim como outras três que estarão à disposição da AHBE para contribuir no apoio a toda a população.
António Vieira Coelho, Administrador Executivo da Estoril Sol, congratulou-se pela distinção, considerando-a como “um reconhecimento do apoio e cooperação que a Estoril Sol tem concedido, ao longo de vários anos, à Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris, e que se integra num conjunto de acções de responsabilidade social que temos desenvolvido, há décadas, em prol da comunidade”.
Em sessão solene que assinalou a data e o primordial papel desta instituição não só no Estoril, como em todo o concelho e até no país, estiveram presentes os seus corpos dirigentes e associativos, o Corpo de Bombeiros do Estoril e suas famílias, e como convidados várias entidades oficiais e civis: o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e os vereadores da Câmara Municipal de Cascais, Francisco Kreye e Frederico Pinho de Almeida, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, assim como António Vieira Coelho, Administrador Executivo da Estoril Sol, entre outras personalidades.
A Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris (AHBE) é a associação mais antiga do Estoril, cuja história se entrelaça com a freguesia e a sua população. Em 1923 a Sociedade Filarmónica Estorilense foi extinta para dar lugar à Associação dos Bombeiros Voluntários dos Estoris, tendo por objectivo a protecção das vidas e dos bens da comunidade. A nova Associação cedo diversificou as suas funções, promovendo iniciativas de solidariedade social, bem como actividades desportivas, culturais e recreativas.