Barcelos recebe segunda edição do LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias

Barcelos recebe segunda edição do LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias
Foto: DR

Festival de Teatro Bienal de 7 a 10 de Junho no Theatro Gil Vicente

 

Barcelos, Cidade Criativa da UNESCO, recebe, de 7 a 10 de Junho, a segunda edição do LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias. A programação do LÍNGUA abarca o teatro em línguas minoritárias, ameaçadas e transcende as suas fronteiras. O Festival abre-se ao teatro, amador, comunitário, popular, étnico, numa procura de teatros do mundo reais como são feitos e vividos no nosso tempo.

 

Depois do sucesso da primeira edição em 2022, e dos espectáculos em mirandês (Miranda do Douro), sassarese (Sardenha) e estremenho (Estremadura), o certame de periodicidade bienal segue para a sua segunda edição, que decorre de 7 a 10 de Junho de 2024, com espectáculos de teatro em línguas minoritárias, oficinas temáticas e muita animação.

 

A apresentação pública do LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias decorreu, ontem, no café-concerto do Theatro Gil Vicente, e contou com a presença de Cândido Sobreiro, do Teatro de Balugas, da vereadora do pelouro da Cultura, Elisa Braga, do programador do teatro, Luís Ferreira, e da companhia Teatro de Balugas, organizadora do festival.

 

Cândido Sobreiro referiu que realizar a segunda edição do Língua é um sonho tornado realidade. “Este Festival, passados dois anos, continua a ser, não só uma mostra de teatro, mas também um ponto de encontro multicultural para a discussão dos desafios e problemáticas que o teatro amador e comunitário apresenta neste contexto”.

 

Elisa Braga, vereadora da Cultura do Município de Barcelos, salientou a importância do Balugas, enquanto companhia de referência do teatro amador. “Temos de apoiar este festival, e fazer deste evento um momento identitário do nosso concelho. Ambicionamos poder apoiar, projectar e pensar, e colocar Barcelos no centro do teatro amador”.

 

Festival traz a Barcelos teatro da Galiza, Marrocos e Cabo Verde

O certame de periodicidade bienal que vai decorrer de 7 a 10 de Junho, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, irá abrir com a peça "O Milagre das Cruzes", com interpretação em língua gestual portuguesa, obra protagonizada pela companhia de teatro da APACI, de Barcelos, que trabalha artisticamente a inclusão de pessoas com deficiência e/ou incapacidade através do teatro.

 

Website