Óbidos Vila Natal visitado por 50 mil pessoas
O Óbidos Vila Natal encerrou as suas portas no passado dia 2 de Janeiro com um balanço positivo. O evento foi visitado por cerca de 50 mil pessoas, nomeadamente famílias, ao longo de 34 dias, estando aberto todos os dias ininterruptamente, durante todo o mês de Dezembro, embora limitado na sua lotação a mais de metade da sua capacidade.
Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, diz que o balanço é “muito positivo, face às adaptações e à nossa capacidade de reinvenção, num período difícil, onde a resiliência e o empenho dos nossos colaboradores foram determinantes no sucesso deste evento”. O autarca garante que a “política de eventos, em Óbidos, é para continuar”, sublinhado que “tudo fará para que a segurança de todos esteja sempre em primeiro lugar, mas não esquecendo a economia”. “A atracção de visitantes à vila superou as expectativas, o que permitiu o aumento do valor de negócios nas diferentes áreas económicas na vila, como o comércio, a restauração, o alojamento, entre outras, em Óbidos e nos concelhos limítrofes”, assegura.
Por seu lado, Alexandre Ferreira, da empresa municipal Óbidos Criativa, entidade organizadora do Óbidos Vila Natal, afirma que “apesar de sabermos, à partida, que o número de visitantes iria diminuir em relação a edições anteriores, devido à obrigação de reduzir a lotação e ao receio que várias pessoas têm de andar em público, decidiu-se avançar com um evento nos moldes dos realizados anteriormente, para que não se perdesse a qualidade”. “Apesar dos constrangimentos existentes, e da necessidade de tomar decisões diariamente devido à obrigação de implementar medidas de combate ao vírus, o balanço final é francamente positivo”, sublinha o responsável, acrescentando que “o número de visitantes ao evento superou, em larga medida, as melhores previsões”.
Este evento, que se pautou por ser o primeiro a ser realizado em Óbidos desde Dezembro de 2019, ainda sobre fortes restrições dadas as condições pandémicas em que nos encontramos a viver, veio mostrar que é possível abrir portas ao público com toda a segurança e em cumprimento das medidas impostas. Permitiu, ainda, ao público a vivência da época festiva de Natal e a visita a Óbidos, proporcionando algum fluxo turístico à região, necessário a uma retoma económica que deverá ser mote nos próximos tempos.