Mercado dos Sabores de Natal anima Proença-a-Nova nos dias 18 e 19 de Dezembro
O Mercado dos Sabores de Natal vai animar o Mercado Municipal de Proença-a-Nova e zona envolvente no fim de semana de 18 e 19 de Dezembro, trazendo propostas de sabores tradicionais da época, com a filhó em destaque, de outros produtos locais que ficam sempre bem na mesa de Natal e de artesanato que podem representar um presente original para qualquer idade. No total, participam 20 expositores, entre associações, artesãos e produtores locais.
Paralelamente decorre um programa de animação ao longo dos dois dias de mercado, que funciona entre as 10h00 e as 22h00 no sábado e as 10h00 e as 18h00 no domingo. De forma permanente, estará o Pai Natal e um espaço a si dedicado, onde os mais pequenos podem escrever os seus pedidos e levar um balão para casa. No dia 18 de Dezembro, a Magia do Natal faz-se presente através de contos encenados, numa iniciativa dinamizada pela Biblioteca Municipal (a partir das 14h00). O percurso pedonal pelo património do século XIV-XVI, conduzido pelo projecto Resina.pt – rede para a divulgação e activação cultural vai poder ser acompanhado numa transmissão no Facebook do Município às 15h00.
A Marchinha do Botequim animará os presentes em dois momentos: um previsto para as 16h00 e outro para as 19h00. As tradições de Natal, pelo TeatroàFaca, iniciativa integrada no projecto Beira Baixa Cultural 2.0 - financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, sobem ao palco às 18h00. O concurso filhó criativa, às 21h00, propõe-se a descobrir o uso mais criativo a dar pelos participantes à massa da filhó.
No domingo, 19 de Dezembro, para além dos momentos proporcionados pelo Pai Natal e seus ajudantes, há animações com Fábio Farinha (11h00) e os Xaral’s Dixie (às 14h00 e às 17h00). Integrado na programação, a partir da Casa das Associações, decorrerão as “Conversas à Volta do Medronho” (às 15h00), com transmissão no Facebook do Município. Às 16h00, a peça de teatro “Mete Bicas”, pelos AtrapalhArte, irá recuperar as tradições associadas à resina e à resinagem, numa iniciativa Beira Baixa Cultural 2.0.