Biblioteca redescobre Virginia Woolf ao longo de Janeiro
Uma exposição bibliográfica sobre a escritora inglesa Virginia Woolf, com mais de duas dezenas de livros, está patente desde hoje na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, no âmbito do ciclo “Autor do Mês”.
“Mrs. Dalloway”, “Orlando”, “Os Anos” e “O Quarto de Jacob” são exemplos de obras de Virginia Woolf, pertencentes ao espólio da autarquia de Setúbal, que se encontram nesta exposição, a qual disponibiliza igualmente um vídeo sobre a autora.
Considerada uma das mais importantes escritoras do século XX, Virginia Woolf nasceu em Hyde Park Gate, Londres, no Reino Unido, em 1882.
O primeiro romance, “A Viagem”, foi editado em 1915, mas seria com “O Quarto de Jacob”, de 1922, que Virginia Woolf obteria o reconhecimento como escritora inovadora.
No final dos anos 20, tornou-se uma escritora de sucesso e foi reconhecida internacionalmente, mas os seus trabalhos caíram no ostracismo após a II Guerra Mundial, já após a sua morte, vindo a ser redescobertos mais tarde.
Virginia Woolf suicidou-se em 1941, no rio Ouse, aos 59 anos, após cair numa depressão semelhante às que sofreu durante a juventude, depois de ter sido impedida de escrever devido à fria receção da crítica à sua biografia sobre o pintor Roger Fry.
A escritora foi uma das precursoras do uso do fluxo de consciência, técnica literária modernista que marcou igualmente o estilo de James Joyce e de William Faulkner.
Considerada um dos nomes mais importantes do modernismo clássico, deixou nove romances, sete volumes de ensaios, duas biografias, um diário e vários contos publicados.
A exposição de homenagem a Virginia Woolf pode ser visitada na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal até 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00