Portimão inaugura 14ª edição do Festival de Órgão do Algarve
O concerto de arranque do 14º Festival de Órgão do Algarve terá lugar no dia 5 de novembro na Igreja Matriz de Portimão, com o organista António Esteireiro e o Coral Adágio interpretando a peça “Magnificat”, do compositor João Rodrigues Esteves.
O organista António Esteireiro, convidado regular dos principais ciclos de concertos e festivais de órgão nacionais, já se apresentou a solo em vários eventos europeus, no México e no Brasil, leccionando no Instituto Gregoriano e na Escola Superior de Música de Lisboa as disciplinas de Órgão e Improvisação.
Fundado em Portimão no ano de 1989, o Grupo Coral Adágio inclui no repertório peças musicais da Renascença à actualidade, da polifonia sacra aos espirituais negros, passando pela música popular, portuguesa e de outros países.
Do percurso do agrupamento destacam-se deslocações aos Açores (1998), Itália (2000), Holanda e Alemanha (2002), Espanha (2002 e 2009), atuações em diversos programas de rádio (RDP) e televisão (RTP), bem como a interpretação de missas e óperas de relevo, tendo realizado concertos com a Orquestra do Algarve e a Orquestra do Norte.
Sob direcção artística do maestro António Alves Alferes Pereira, natural de Portimão, o Coral Adágio gravou em 2008 o primeiro CD exclusivo, intitulado “(L)atitudes”, tendo sido agraciado com a Medalha de Mérito Municipal graus bronze (2002) e prata (2008) pela edilidade local.
Quanto ao órgão de tubos da Igreja Matriz, restaurado há três anos, está preparado para mais uma edição do certame, que tem como objectivo continuar a conquistar público novo para usufruir de música para órgão, cativar munícipes para a preservação de instrumentos que são património cultural, divulgar música portuguesa e erudita e espalhar pela região o entusiasmo pelos órgãos históricos.