Biodiversidade em Sagres

Biodiversidade em Sagres
Fotografia: Cape Cruiser

A Cape Cruiser está sediada em Sagres, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). Esta área protegida estende-se por 110km desde Burgau a São Torpes, incluindo uma faixa marinha paralela à costa com 2km de extensão caracterizando-se pela sua diversidade de habitats costeiros, flora e fauna.

Ao largo da costa de Sagres encontramos locais privilegiados para a observação de mamíferos marinhos devido a zonas de fundo rochoso onde existe uma maior produtividade primária.

As espécies mais observadas são o Golfinho-comum (Delphinus delphis), seguidos do Golfinho-roaz (Tursiops truncatus), do Boto (Phocoena phocoena) e da Baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata).

Durante a observação da vida marinha proporcionamos aos nossos clientes informações sobre a biologia das espécies. No decorrer dos nossos avistamentos recolhemos da­ dos científicos essenciais para o conhecimento e preservação destas espécies, os quais são partilhados com diversos centros de investigação nacionais e internacionais.

Com os olhos bem atentos no mar podemos ser surpreendidos por uma Tartaruga-comum (Caretta caretta) ou mesmo por grandes peixes pelágicos, como o Tubarão­ azul (Prionace glauca), o Atum-rabilho (Thunnus thyn­ nus) ou o Peixe-lua (Mola mola).

A avifauna é outro dos grandes interesses do nosso trabalho, principalmente na altura da migração, entre Setembro e Outubro, pois é possível observar inúmeras espécies de aves marinhas que apenas se encontram em território português num curto período. Durante as nossas saídas temos oportunidade de encontrar aves que dificilmente são avistadas de terra, como é o caso do Casquilho (Oceanites oceanicus), da Pardela-preta (Ar­ denna griseus) ou do Falaropo-de-bico-grosso (Phalaro­ pus fulicarius). Junto das impressionantes falésias de calcário podemos ainda avistar o Falcão-peregrino (Falco peregrinus), o Peneireiro (Falco tinnunculus) e alguns exemplares de limícolas mais aventureiras.

Através de equipa dinâmica e profissional de Biólogos Marinhos e amantes da Natureza desenvolvemos as nossas actividades na vertente turística, científica e educacional com o compromisso de preservar e conservar a vida marinha e o ambiente. Neste sentido seguimos regras de conduta durante a observação dos cetáceos, assim como desenvolvemos o nosso projecto ambiental "Be Green" on­ de realizamos sessões de educação ambiental e convida­ mos os nossos clientes a participar na recolha do lixo que vamos encontrando durante as nossas saídas.

Texto original de: Cape Cruiser