Filme “Terra Nova” em exibição no Museu Marítimo de Ílhavo
O filme “Terra Nova”, realizado por Artur Ribeiro, vai estar em exibição no Museu Marítimo de Ílhavo esta sexta-feira, 26 de Novembro às 21 horas e sábado, 27, às 15 e 30. Os bilhetes custam 3 euros, revertendo a receita da bilheteira a favor do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Nazaré.
Baseado na obra "O Lugre", de Bernardo Santareno, “Terra Nova” conta a história do lugre bacalhoeiro Terra Nova, quando num mau ano de pesca, o capitão decide arriscar numa rota nunca navegada até à Gronelândia.
Enquanto a tripulação luta contra as tempestades e o frio do Atlântico Norte, assiste-se ao drama de Albino (Pedro Lacerda), um pescador que caiu em desgraça após um naufrágio, e é agora considerado “má-sorte” para os lugres onde embarca. Albino tenta proteger Miguel (Miguel Partidário), um jovem órfão que o admira, apesar do antagonismo de alguns pescadores. Com as dificuldades crescentes da viagem, o conflito intensifica-se e Albino receia que se o mar não o matar, talvez um deles o faça, se ele não os matar primeiro.
Apesar de o capitão (Virgílio Castelo) liderar o navio com pulso de ferro, não consegue evitar um motim que compromete o objectivo da viagem, lançando homens contra homens, num conflito que surpreende Bernardo (Vítor D’Andrade), um médico que faz a sua primeira viagem e que se encontra dividido entre a solidariedade para com os pescadores e o respeito pela autoridade do Capitão.
No centenário do nascimento de Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário (1920-1980), o filme “Terra Nova” traz para o grande ecrã a “última epopeia trágico-marítima de Portugal”.