Biotecnologia é uma das áreas em que Cantanhede já é uma referência

Biotecnologia é uma das áreas em que Cantanhede já é uma referência
Fotografia: D.R.

A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, reafirmou esta quarta-feira, 1 de Fevereiro, que Cantanhede quer reforçar o estatuto de referência na área da Biotecnologia e deseja que o Biocant Park acolha mais entidades ligadas à tecnologia e inovação, mas também empresas que de alguma forma se relacionam com estas.

Ao intervir na sessão de abertura do BIO’n’TEQ - Mostra Tecnológica de Biotecnologia, que o Biocant realizou em parceria com a AEMITEQ - Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade, a autarca começou por recordar o “pioneirismo” do projecto de criação deste parque de ciência e tecnologia, que desde logo se assumiu como “um exemplo de empreendedorismo”.

Helena Teodósio manifesta-se convicta de que, duas décadas depois, o Biocant Park já é uma referência no cluster da Biotecnologia, embora ainda haja caminho para fazer neste domínio.

A autarquia continua empenhada em fazer com que Cantanhede mantenha uma posição de revelo na evolução do cluster nacional do sector e está disponível para aprofundar a cooperação com todas as entidades públicas e privadas que possam contribuir para a concretização deste desígnio”, destacou.

Para o efeito, a edil cantanhedense adiantou que “o Município vai continuar a gerar dinâmicas favoráveis à evolução do Biocant Park, muito particularmente na vertente económica”, desejando “a vinda de mais empresas de conhecimento intensivo para o perímetro do Biocant Park, mas também para a instalação em torno dele de indústrias que desenvolvam produtos e serviços de elevado valor acrescentado, preferencialmente de áreas relacionadas com a biotecnologia”.

Na sessão de abertura usaram também da palavra Jorge Brandão, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Horácio Pina Prata, presidente da Direcção da AEMITEQ.

A BIO’n’TEQ - Mostra Tecnológica de Biotecnologia insere-se, de resto, nesta visão estratégica do Município, pois visa fomentar a troca de boas práticas entre investigadores e o tecido empresarial, promover tecnologias da área de Biotecnologia e estabelecer parcerias estratégicas.

Ao longo de todo o dia, o edifício sede do Biocant Park foi palco de diversas iniciativas, desde a mostra de produtos e serviços a apresentações e mesas-redondas.

Organizada pelo Biocant - Technology Transfer Association e pela AEMITEQ - Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade, a Bio’n’TEQ enquadra-se nas actividades do projecto INOVC +: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.