As principais diferenças entre perfumes masculinos e femininos

As principais diferenças entre perfumes masculinos e femininos
(New Africa / Shutterstock)

Antes de se decidir que perfume masculino ou feminino comprar para si ou para oferecer e que pode ser facilmente encontrado numa perfumaria com uma vasta gama de perfumes online disponíveis, para entendermos bem as principais diferenças entre perfumes masculinos e femininos, temos de recuar a 1550–1069 a.c., no Império Egípcio.

Uma breve história sobre o perfume

Nesta altura, um povo politeísta que realizava diversos rituais religiosos para se conectar com suas divindades começou a queimar madeiras, especiarias e ervas em rituais, pois acreditavam que com o cheiro produzido pelo fumo em conjunto com as suas orações, chegariam mais rápido aos deuses, e este foi provavelmente o início do aparecimento do incenso.

Pode-se dizer que já na época do Império Egípcio as essências eram apreciadas, e isso estendeu-se para a Grécia Antiga, para Roma e para as cortes no Iluminismo até chegar aos nosso dias, mas foram muitas as transformações que fizeram do perfume o que ele é hoje.

A história do perfume é intemporal, já que ele esteve presente em rituais religiosos, em casas de banho da Roma Antiga, nas Cruzadas e fazia parte dos cuidados de personalidades como Cleópatra, que utilizava esses cheiros para perfumar o ambiente quando esperava os seus amantes, e Maria Antonieta.

Embora a origem do perfume seja atribuída ao Egito, foram os gregos que aperfeiçoaram a perfumaria.

Segundo a especialista em fragrâncias Helen Augusto,

“diferente dos egípcios, que praticamente inventaram a perfumaria e o formato de perfumação, os gregos criaram fórmulas. Eles foram responsáveis por diversificar o uso de perfumes”.

Com os gregos, o perfume deixa de ser apenas o ato de queimar ingredientes que libertavam essências perfumadas, eles passam a extrair óleos essenciais e criam pomadas, pastas e unguentos, o que facilitou o armazenamento e transporte dos perfumes, e, com a evolução, foram sendo criados perfis aromáticos mais associados a homens ou mulheres.

Principais diferenças entre perfumes masculinos e femininos

Vamos explorar as principais diferenças entre perfumes masculinos e femininos, como as características únicas de cada tipo de perfume, as notas de fragrância ou a concentração de óleos essenciais.

Composição química

Apesar da composição química das fragrâncias masculinas e femininas ser exatamente a mesma, composta por óleos essenciais, água e álcool, a principal diferença entre um perfume para homem ou mulher é a concentração das essências e as fragrâncias utilizadas em cada frasco.

Geralmente os homens têm preferência por notas mais amadeiradas, em oposição às mulheres que preferem notas mais florais.

Diferenças biológicas entre homens e mulheres

Outro aspeto importante na produção de perfumes masculinos e femininos é a diferença entre a pele dos dois gêneros - a pele masculina é mais oleosa devido à produção de testosterona, o que faz com que o perfume fixe melhor, em comparação com a pele feminina.

Também o pH interfere no aroma, enquanto que o suor da mulher tem um pH 7, sendo neutro, o masculino tem um pH 5,6, bastante mais ácido, fazendo com que os perfumes masculinos precisem de ter um cheiro mais prolongado.

Para conseguir esse resultado é necessário utilizar notas mais fortes e de difícil volatilização na essência para que o aroma não vá embora rápido demais.

Apesar das diferenças, hoje em dia, são várias as mulheres que optam por aromas mais masculinos e homens que preferem perfis mais florais.

Tipos de perfis aromáticos

Para perceber qual o aroma que mais condiz consigo, elaboramos uma lista de perfis aromáticos.

Desde perfis mais amadeirados e florais, aos cítricos e orientais, são inúmeras as opções.

Perfil amadeirado

O perfil amadeirado, como já referido, é mais comumente associado a homens, como o cedro, e sândalo, vetiver ou âmbar, sendo aromas misteriosos e quentes.

Porém, também existem os florais amadeirados, o que prova que é uma família com potencial para conquistar tanto o público feminino como o masculino.

Uma vez que as moléculas são mais pesadas, esta é uma opção para quem procura um aroma que dure o dia inteiro.

Perfil cítrico

Como o próprio nome diz, este grupo trata de fragrâncias que apostam em notas de citrinos como limão, bergamota, laranja e tangerina.

As moléculas destes aromas, são geralmente mais leves, traduzindo-se em aromas mais frescos e fazendo com que durem menos na pele.

Para ficar perfumado por mais tempo, o segredo é a reaplicação.

Perfil floral

O perfil floral é uma excelente escolha para quem gosta de aromas doces.

Aromas como rosa, lavanda, jasmim, ou as tão adoradas peônias, este grupo tanto oferece aromas de notas leves e delicadas como intensas e complexas.

Perfil oriental

Geralmente este perfil é conotado com notas mais sofisticadas, quentes e doces que exploram aromas como a baunilha, cardamomo, canela em conjugação com flor de laranjeira ou orquídea.