Boas práticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Boas práticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Fotografia: DR

A Cerimónia de Entrega da 9.ª Edição do Reconhecimento de Práticas

A Cerimónia de Entrega da 9.ª Edição do Reconhecimento de Práticas RS e Sustentabilidade, da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, decorreu esta terça-feira, 17 de Outubro. A Cascais Ambiente – EMAC recebeu dois galardões, reconhecendo o trabalho realizado nos eixos da Responsabilidade Social e ODS Acção Climática.

 

O primeiro prémio, Eixo I - Responsabilidade Social, foi atribuído à candidatura Trabalho Digno e Conciliação da Cascais Ambiente. Inserido numa estratégia de wellbweing, a Cascais Ambiente proporciona um programa de assistência a todos os colaboradores no sentido de promover uma cultura de bem-estar. Todos os colaboradores da empresa têm a possibilidade de aceder a diversos serviços gratuitos ou de valor reduzido que vão desde consultas de Medicina Curativa, Nutrição, Osteopatia, Psicologia, Apoio social, a acções de sensibilização e formação na Cascais Ambiente. Através da interligação de todas as partes interessadas, a Cascais Ambiente oferece um apoio sistemático e holístico a todos os colaboradores. Na Cascais Ambiente, a área de saúde ocupacional é uma área de intervenção prioritária, a fim de valorizar a segurança, saúde e bem-estar de todos os seus colaboradores.

 

No Eixo II - Objectivos de Desenvolvimento Sustentável Acção Climática, o Plano de Acção para a Adaptação às Alterações Climáticas de Cascais, é o primeiro plano de acção municipal para a adaptação alterações climáticas (AC) em Portugal e constitui um compromisso do município para reforçar a resiliência das comunidades, o desenvolvimento sustentável e a participação activa das pessoas nas políticas ambientais. São medidas e acções de adaptação às AC que a Cascais Ambiente dispõe, desde acções de comunicação e sensibilização que dinamizam múltiplas actividades e iniciativas, a acções no âmbito das medidas verdes, fundamentais para a prevenção do espaço público, fruição de espaços e corredores verdes que vão desde requalificações a renaturalizações de todo o Parque Natural e espaços verdes de todo o concelho.

 

“Este duplo reconhecimento da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, na mesma cerimónia, é um excelente reflexo do que a sustentabilidade significa para Cascais,” afirma Luís Almeida Capão, presidente da Cascais Ambiente. “As pessoas e as soluções para mitigar as alterações climáticas têm de ser trabalhadas em conjunto. A CMC, que é também o accionista desta empresa, quer dotar o concelho da melhor qualidade para viver, começando por políticas activas de bem-estar para os seus colaboradores. Quem tem boas condições, não só de trabalho mas de desenvolvimento pessoal, acaba por trabalhar melhor. No nosso caso, acabamos por encontrar as melhores soluções para os desafios do ambiente. Estes prémios mostram que pessoas e ambiente estão intimamente ligados.”