Mercado do Bolhão: Junho é mês de família, São João e gastronomia

Mercado do Bolhão: Junho é mês  de família, São João e gastronomia
Fotografia: D.R.

São João, claro está, é no Bolhão. Na agenda do mês, somam-se novidades, actividades para os mais novos, os habituais Dias da Saúde e muito mais.

Em Junho, o Mercado volta a receber uma agenda repleta de actividades e iniciativas dirigidas aos mais diversos públicos. O São João vai chegar ao Bolhão com celebrações e surpresas a preceito, o Dia da Criança é celebrado em família e os Dias da Saúde continuam a dar voz aos especialistas com vista à promoção do conhecimento e dos bons hábitos na saúde.

No Mercado do Bolhão, o dia 3 de Junho prolonga as comemorações do Dia da Criança e, por isso, é dedicado aos mais novos. As famílias são convidadas a usufruir de actividades, ao longo de todo o dia, para todos os gostos.

Pelas 11 horas, a cozinha Bolhão – Meireles recebe uma edição especial do “Chef à moda do Bolhão”, preparada para pais e filhos. Enquanto os adultos são convidados a assistir ao showcooking do Chef Paulo André, as crianças poderão participar no workshop da Chef Júlia Leite, a decorrer em simultâneo e de forma complementar.

Este dia promete também muita animação com a visita do Draco, a Mascote do Futebol Clube do Porto durante a manhã e da Mascote Cascas, da Porto Ambiente, que vai acompanhar, das 10h às 13h e das 14h às 17h, o jogo “Roda da Reciclagem”, na Banca Histórica.

Já às 15 horas decorre uma oficina do Dia da Criança, “Da casa ao Mercado”, promovida pela Casa da Arquitectura, que se irá realizar na Escadaria Principal.

O Mercado do Bolhão recebe uma agenda de actividades de celebração daquela que é a mais emblemática festividade da cidade, o São João.

Enquanto projecto que, do ponto de vista social, em muito tem contribuído para a materialização do referencial colectivo de um dos símbolos mais tradicionais destas festividades, a Cascata de S. João chega ao Bolhão para tornar acessível a qualquer pessoa o seu contributo na construção de uma cascata comunitária.

Nos dias 3 e 9 Junho, das 10h às 13h e das 14h às 18h, no Átrio Alexandre Braga, ocorrem as Oficinas de Cerâmica para desenvolvimento de casas e figuras alusivas às Cascatas de S. João, que estará exposta na Galeria do Piso 3, de 20 de junho a 1 de Julho.

Já a 17 de Junho, às 11 horas, na cozinha Bolhão – Meireles, acontece uma edição especial do Chef à Moda do Bolhão, inspirada nas comidas tradicionais das festividades.

Ao longo da semana, decorrerão vários momentos musicais, desgarradas, rusgas e outras surpresas, nas quais todos serão convidados a participar.

No mês de Junho continua a promover-se a alimentação saudável, através do programa “Dias da Saúde no Bolhão”.

A 7 e 14 de Junho, o Bolhão recebe os alunos do 1º ciclo da EB Augusto Lessa e EB Padre Américo, para novas edições do “De manhã começa o dia”, o projecto desenvolvido em colaboração com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal do Porto.

No âmbito do “NABo – Nutrição e Alimentação é no Bolhão”, projecto em sinergia com o Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto, decorre um novo Workshop NABo, no dia 16 de junho às 15h, no Auditório, com a temática “Glúten, lactose e outros: verdades ou mitos?”.

A 23 de Junho, às 12 horas, a Banca Histórica é o lugar escolhido para mais uma conversa “NABo para o Almoço”, desta vez sobre “Alimentação Mediterrânica: uma herança de saúde a preservar”, com a presença de Pedro Graça, Director da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP).

No dia 26 de Junho, pelas 15 horas, no Auditório, o Mercado recebe um novo “NABo para o Mercado”, destinado à formação dos vendedores das bancas do Bolhão sobre alimentação saudável.

Já a 30 de Junho, a FCNAUP regressa para mais um “Bolhão + Saudável”, que destaca como produto do mês o Peixe Sazonal.

Todos estes eventos, outros externos e muitas surpresas estão para chegar ao Mercado do Bolhão, que continua a destacar-se como um mercado de frescos de referência na cidade do Porto, potenciando conceitos inovadores, honrando a tradição e o saber ancestral e promovendo hábitos de comércio local e tradicional.