O Município de Cantanhede e a Inova-EM associam-se este ano, pela primeira vez, ao projecto “TransforMAR”. Esta iniciativa, que foi idealizada pelo o LIDL e conta ainda com outras entidades parceiras, nomeadamente, a ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, ELECTRÃO e a BRIGADA DO MAR, para além do apoio da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, APA – Associação Portuguesa do Ambiente, Ministério do Ambiente e da Transição Energética e da Associação Zero, tem como principal objectivo sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental na praia.
Com um depósito próprio e preparado para o efeito instalado no Largo Batata Assada n’Areia, na Praia da Tocha, esta ação visa impulsionar a remoção de resíduos de plástico e metal, evitando assim que acabem no mar. Entre os resíduos habitualmente recolhidos, este ano, perante uma nova realidade e obrigatoriedade na ida às praias, estarão em plano de evidência as de luvas e máscaras, no sentido de fomentar a sua entrega, de forma a minimizar a poluição do ambiente.
A Câmara Municipal de Cantanhede e INOVA - EM asseguram a manutenção das condições de limpeza e higienização da zona envolvente do cubo, assim como a inclusão de pontos de recolha de plástico e metal nas rotas de recolha selectiva de resíduos.
Importa ainda destacar a vertente social deste projecto, em que os materiais recolhidos serão convertidos em valor monetário, com o compromisso de efectuar a doação do respectivo valor obtido, a uma IPSS por município, que este ano, de acordo com o Serviço Municipal de Acção Social será a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental - Núcleo Funcional da Tocha.