Cascais cria Unidade Psicológica de apoio a docentes
A Saúde Mental é um assunto emergente na Educação em Portugal. Em resposta, a Câmara Municipal de Cascais inovou e acaba de criar uma Unidade Psicológica de apoio aos Professores das Escolas públicas e privadas do concelho.
Reconhecendo que as mudanças profundas verificadas no Ensino colocam novas exigências no plano social, tecnológico e profissional a toda a Comunidade Educativa, em particular aos professores, a que acrescem recorrentes situações de violência nos estabelecimentos escolares, deixando os professores mais expostos aos factores que levam ao esgotamento, ansiedade, stress, depressão, ou “burnout”, o município de Cascais, criou a UP EDU Cascais.
Um projecto que vem ajudar a cuidar da Saúde Mental dos docentes e contribuir para evitar situações de desmoronamento pessoal e profissional, as quais podem levar ao abandono precoce de uma carreira já carente de profissionais.
Trata-se de um projecto de acompanhamento psicológico que pretende servir todos os professores do ensino público, privado e solidário que exerçam no concelho de Cascais, abrangendo todos os ciclos de ensino (do pré-escolar ao secundário). O atendimento é agendado por email e pode ser presencial ou online.
Mais informações em: UP EDU – Cascais | Unidade Psicológica | Câmara Municipal de Cascais