Joana Magalhães apresenta exposição MIRAGEM
MIRAGEM - discursos sobre o fim é uma exposição performativa sobre o fim definitivo – a extinção, que é apresentada na Culturgest, no Porto, com entrada gratuita, de 8 de outubro a 27 de novembro. A inauguração realiza-se no dia 7 de outubro, às 22:00.
Em diálogo aberto com o fim, na tentativa de o adiar/perceber/aceitar, MIRAGEM é uma ação especulativa, um laboratório de novas possibilidades de imaginação e experiência.
Nesta exposição - que é um dos projetos vencedores do Criatório 2021, promovido pela Câmara Munucipal do Porto - necessariamente oníricas, as obras apresentadas são como pedaços arrancados do inconsciente coletivo que se veem plasmadas no espaço expositivo e para as quais contribuíram autores como Dipesh Chakrabarty, Donna Haraway e Eduardo Viveiros de Castro.
A exposição apresenta três instalações compostas por peças de diferentes formatos (vídeo, escultura, som), criadas por Joana Magalhães, artista e performer que trabalha sobretudo na área do teatro. O seu trabalho é caracterizado por uma forte componente plástica e por um humor lúdico. A pesquisa sobre o fim e os seus discursos e a dicotomia trabalho-lazer têm ocupado grande parte da sua produção artística.
No âmbito da exposição, realiza-se HAIKU EXTENDED, uma performance duracional, no dia 22 de outubro, das 15:00 às 19:00. Durante quatro horas, o público é convidado a permanecer no local o tempo que desejar, com liberdade de entrar e sair quando quiser. HAIKU EXTENDED consiste numa interação entre a performer, Joana Magalhães, e um adereço, uma preguiça de pelúcia gigante, que evoca um desporto imaginário: a prova olímpica da Preguiça. Acompanhada por um narrador/comentador desportivo, a performer irá passar por várias etapas nas olimpíadas da preguiça.
Cenicamente, HAIKU EXTENDED convoca um simples desenho de luz e de som, em surround. O público pode observar a performance de vários pontos do espaço.
Durante o período da exposição, realizam-se ainda três visitas temáticas, nos sábados 5, 12 e 26 de outubro, às 16:00.
A exposição - bem como a performance e visitas guiadas - tem entrada livre e pode ser visitada de terça a domingo, das 13:00 às 18:00 (Av. dos Aliados, 104, 4000-065 Porto).
Sobre Joana Magalhães
Joana Magalhães trabalha como criadora e intérprete na área das artes performativas desde 2010, desenvolvendo, mais recentemente, um trabalho de interseção com as artes plásticas, mostrando um especial interesse por teatro, vídeo e instalação. A sua pesquisa centra-se no fim e nos discursos e mitologias a ele associados.
Sobre o Criatório
Criatório é um concurso anual de apoio à criação e programação artísticas no Porto que abrange as seguintes áreas: artes visuais e curadoria; artes performativas; composição, programação e performance musical; literatura e pensamento crítico. Este programa de financiamento tem como principais objetivos contribuir para a consolidação da atividade de artistas e agentes culturais provenientes de múltiplas disciplinas artísticas, e que no Porto podem encontrar um contexto propício ao desenvolvimento da sua prática profissional.