Castro Daire será o palco de grandes eventos do ciclismo nacional

Castro Daire será o palco de grandes eventos do ciclismo nacional
Fotografia: D.R.

Assente na preservação, valorização e dinamização dos seus principais recursos naturais, a Serra de Montemuro e o Rio Paiva, o Município de Castro Daire tem vindo a criar bases estratégicas de desenvolvimento local, onde estes dois recursos assumem um papel determinante, tendo em vista a atractividade do território.

Dentro desta estratégia de desenvolvimento local, o Turismo Activo tem sido uma das apostas de referência, onde as infraestruturas, as acessibilidades e os eventos são eixos fundamentais.

O recente investimento na certificação e homologação dos cerca de 500km de rotas e percursos espalhados pelo concelho, complementados com os eventos de referência nas áreas do running e do cycling, fazem de Castro Daire um dos destinos de referência deste produto cada vez mais procurado, o Turismo Desportivo.

Depois da confirmação de que Castro Daire será o palco dos principais eventos de Corrida de Montanha do País, também no ciclismo o nosso território será receptor de alguns dos grandes eventos nacionais da Federação Portuguesa de Ciclismo.

O Campeonato Nacional de XCM – competição maior do calendário português – é a prova de referência que trará a Castro Daire os melhores atletas do pelotão nacional da modalidade.

No dia 7 de Maio, serão centenas de ciclistas (betetistas) a percorrer os trilhos únicos da Serra de Montemuro e do Vale do Paiva, dando corpo e razão ao Centro de Cycling Portugal Montemuro e Paiva – Castro Daire que conta com cerca de 300 km de percursos para a prática da modalidade, seja na vertente competitiva ou de lazer, disponível em qualquer altura do ano.

Também o Downhill tem sido uma aposta na promoção do uso da bicicleta e das potencialidades do território para esta prática, independentemente da disciplina do ciclismo. Para este ano, seremos contemplados com duas provas do calendário regional, o já conhecido DHU # Visit Castro Daire (urbano) ao qual se juntou este ano com a vertente de prova em contexto de natureza, o Downhill de Almofala.

Pilar chave para a concretização destes objectivos estratégicos, é claramente o envolvimento dos agentes locais e, neste particular, a Casa do Benfica de Castro Daire – “Escola Montemuro Cycling” e a ACDR Almofala – “Os Almofalinhas” são parceiros indispensáveis na afirmação do nosso território no panorama nacional, enquanto Município Amigo do Desporto e amigo da bicicleta.