Centenas de cantadores de janeiras vão reunir-se em mais um Encontro Concelhio

Centenas de cantadores de janeiras vão reunir-se em mais um Encontro Concelhio
Fotografia: D.R.

No dia 28 de Janeiro, às 21h30, dezenas de grupos vindos de todo o concelho, em representação das colectividades culturais e desportivas de Baião, vão reunir-se no Mosteiro de Santo André de Ancede para participarem na 21.ª edição do Encontro Concelhio de Cantadores de Janeiras, uma das mais enraizadas manifestações da cultura tradicional. “Um dos melhores exemplos da aposta nas tradições, na cultura, na concretização de eventos que envolvem os grupos locais, a comunidade, no sentido da promoção do convívio, da partilha e do bem-estar da nossa população”, assegura a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Anabela Cardoso, sublinhando a “forte adesão dos baionenses” que se tem verificado todos os anos.

O Encontro de Cantadores de Janeiras de Baião é uma organização da Câmara Municipal e da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, que, todos os anos, renova a tradição do Cantar das Janeiras, como forma de preservar e promover o valioso património imaterial e etnográfico do concelho e da região. Um encontro que, à semelhança de outros do mesmo âmbito, promove e estimula a participação da comunidade e do associativismo local e o seu contributo para o desenvolvimento sociocultural do Município.

O evento é realizado numa tenda contígua ao Mosteiro de Santo André de Ancede com capacidade para acolher os participantes, miúdos e graúdos, munidos de instrumentos tradicionais, assim como os muitos espectadores que, habitualmente assistem e também participam numa noite de elevação genuína de cultura e tradição.