Chocalhar, chocalhar
A pacata aldeia de Podence fica no concelho de Macedo de Cavaleiros, aproximadamente 30 quilómetros a sul de Bragança e, embora hoje bem servida de auto-estradas, continua a significar uma longa viagem para a maioria dos portugueses: uma viagem no espaço e no tempo, até ao genuíno carnaval transmontano.
Na festa ancestral do Entrudo Chocalheiro, os homens vestem trajes colori- dos, com franjas de lã de cores vivas, quase sempre amarelo, verde e verme- lho, e colocam máscaras de metal, couro ou madeira, indo em grupos pelas ruas da aldeia à procura de raparigas para chocalhar, uma dança em que o careto abana a anca e faz barulho com os chocalhos que traz à cinta.
Centenas de pessoas de vários pontos do país visitam Podence na época do entrudo, atraídas pela originalidade de uma festa que remontará à época pré-romana e que é partilhada por outros locais de Trás-os-Montes e da vizinha Espanha.
Ao longo dos quatro dias, de 25 a 28 de Fevereiro, há ainda várias actividades paralelas, como passeios pedestres e de BTT, concertos, exposições, feira de produtos tradicionais, workshops e muita animação de rua.