Ciclo de Conferências "Impérios"

Ciclo de Conferências "Impérios"
Fotografia: Bruno Simão

De 4 de novembro a 12 de dezembro, realiza-se na Culturgest, em Lisboa, o Ciclo Impérios, conferências onde se analisam o conceito de Império e as suas implicações históricas do passado como forma de compreender o contexto atual do mundo e obter uma possível projeção do futuro: desde o Império Colonial Português, passando pelos EUA, Rússia, China até à exploração do espaço.

Todas as conferências são gratuitas e acontecem no Pequeno Auditório da Culturgest (com levantamento de bilhete 30 minutos antes da sessão e sujeito à lotação da sala), à excepção da última (dia 15 de dezembro), que será online.

Durante cinco dias, várias conferências dão a conhecer uma visão sob o ângulo da história e do conceito de Império, começando com uma perspetiva que aborda as sobrevivências atuais da história ligada ao Império colonial português (4 de novembro), passando por outros modos de fazer Império: o americano (15 novembro) e o soviético (23 novembro), que tomaram forma no século XX, o passado e o presente da China (7 dezembro), e terminando com um convite para olhar para a história das viagens espaciais à luz da história dos Impérios (15 dezembro).

PROGRAMA COMPLETO

4 NOV 
SEX
Sala 2 

16:00 - 20:30
DESCENTRAR O IMPÉRIO, REPARAR O FUTURO
Com: Luiz Felipe de Alencastro, Victor de Barros, Ana Lucia Araujo, Cristina Roldão
Moderação: Inês Beleza Barreiros
Curadoria: Inês Beleza Barreiros, Patrícia Martins Marcos, Pedro Schacht Pereira e Rui Gomes Coelho

No ano em que se assinalam os 200 anos da independência do Brasil, esta mesa-redonda procura densificar a perspetiva histórica a partir de um olhar de longa duração sobre a formação do maior país da América Latina, considerando processos de dimensão transoceânica e trans-hemisférica.


15 NOV 
TER 
Pequeno Auditório

18:30 – 20:30
EUA: IMPERIAL WAY OF LIFE?
Com: Amedeo Policante e Raquel Ribeiro
Moderação: Catarina Laranjeiro
Curadoria: José Neves e Liliana Coutinho

O poder americano foi sendo alvo de diferentes formas de entendimento e reputação: para uns é uma continuação e maximização das formas de poder imperial europeias, para outros uma forma de poder inovadora, que a própria gramática anti-imperialista não consegue interpelar, nomeadamente no contexto da globalização das últimas décadas. 

21:00–22:00
SUAVE E IRRESISTÍVEL? O IMPERIALISMO DE HOLLYWOOD
Com: Rui Lopes
Curadoria: José Neves e Liliana Coutinho

Através da análise de diversos excertos de filmes, esta sessão discutirá a evolução histórica e as contradições do que Victoria de Grazia designou como um ‘império irresistível’: desde a propaganda sensacionalista ao imperialismo cultural mais subtil e ambíguo, bem como o seu contributo – direto e indireto – para o próprio repertório antiamericano. 

23 NOV
QUA
Pequeno Auditório

18:30 – 20:00
RÚSSIA: QUEBRAS E CONTINUIDADES IMPERIAIS
Com: Jochen Hellbeck e Yuri Slezkine
Moderação: Giulia Strippoli
Curadoria: José Neves e Liliana Coutinho

Nesta sessão são abordados de forma mais atenta os processos históricos que, no curso do século XX, na URSS, estabeleceram continuidades ou permitiram modificações na história russa. Uma análise do desenvolvimento da política soviética, da Revolução de Outubro à queda do muro de Berlim, passando pela oposição soviética à Alemanha Nazi e pelo relacionamento com os Estados Unidos da América. 

21:00 – 22:30
ECOS DO IMPÉRIO - REPRESENTAÇÕES MUSICAIS DA RÚSSIA
Com: Paulo Ferreira de Castro
Curadoria: José Neves e Liliana Coutinho

No âmbito da música russa, através de exemplos, são evocadas as múltiplas, e por vezes controversas, configurações de identidades e alteridades musicais, tal como estas se refletem na obra de compositores representativos como Glinka, Tchaikovski, Borodin, Rimski-Korsakov, Prokofiev, Chostakovitch e Khatchaturian. 

7 DEZ
QUA 
Pequeno Auditório

18:30 – 20:00
CHINA: ONTEM E HOJE
Com: Wang Hui
Moderação: Pedro Aires Oliveira
Curadoria: José Neves e Liliana Coutinho

A China - que se constitui como o principal desafiador do poder norte-americano - apresenta uma agenda internacional própria nos diferentes continentes do globo. A sua história recente, do maoismo à cooptação dos mecanismos liberais de mercado, e as tensões internas do país mais populoso do mundo, são menos conhecidas. Com Wang Hui olhamos para a China de ontem e hoje, o seu lugar no mundo e as transformações em curso na sua sociedade. 


15 DEZ 
QUI 
Online 

18:30–20:30
IMPÉRIOS NO ESPAÇO
Com: Pedro Machado

A história dos Impérios do séc. XX cruza-se com a história da exploração do espaço. Com o astrofísico Pedro Machado, analisa-se como a competição política deu lugar à cooperação científica, fragilizada agora pela guerra na Ucrânia. 

O Ciclo de Conferências Impérios é organizado pela Culturgest em colaboração com o Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa / IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território, Instituto de Comunicação da NOVA, ICNOVA- FCSH-UNL.