Sanjotec participa em projeto de promoção do ecodesign e do uso eficiente dos recursos naturais
“Startup Zero” foca-se em modelos de negócio que utilizam os princípios da economia circular, que foi tema de workshop realizado esta semana.
A Sanjotec dinamizou nas suas instalações, em S. João da Madeira, o workshop “Inovação e empreendedorismo rumo a uma economia circular”. O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do projecto “Startup Zero”, no âmbito do qual foi realizada esta sessão.
Trata-se de um projecto de promoção da inovação e do empreendedorismo, focado na transição para a economia circular – assente em princípios como a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia – e que conjuga a capacitação dos consumidores com a aceleração de modelos de negócio através do ecodesign e do uso eficiente dos recursos naturais.
O evento”, que decorreu a 12 de Abril, contemplou a apresentação de case studies e de oportunidades de financiamento, assim como uma zona expositiva, onde estiveram em destaque algumas empresas e entidades com projectos ligados à economia circular, fomentando o networking entre os participantes.
“Estimular o espírito empreendedor junto dos jovens”
O Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira considerou ser “decisivo e urgente” a concretização de projectos focados na economia circular, como ´é o caso do “Startup Zero”, particularmente no contexto actual de “alterações climáticas com impactos severos no futuro do planeta e da humanidade”.
Lembrando as acções que, neste âmbito, já têm sido realizadas nas escolas sanjoanenses Dr. Serafim Leite e João da Silva Correia, o autarca Jorge Vultos Sequeira salientou o facto de os principais destinatários da iniciativa serem os jovens em idade escolar, visando “estimular o espírito empresarial e empreendedor junto dos mais novos”, procurando “capacitá-los e orientá-los para a criação de empresas e para a criação de riqueza”.
O “Startup Zero” decorre no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Colectivas (SIAC) - Promoção do Espírito Empresarial, sendo promovido pela Sanjotec, BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, Tagusvalley, Sines Tecnopolo e CECOLAB - Collaborative Laboratory Towards Circular Economy. O projecto tem uma abrangência de intervenção na Região Norte, Centro e Alentejo, e é co-financiado pelo COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e União Europeia.