Cinco prémios serão atribuídos durante a Drawing Room Lisboa

Cinco prémios serão atribuídos durante a Drawing Room Lisboa
Fotografia: D.R.

- 5 Prémios vão ser entregues durante a Drawing Room;

- Prémio FLAD Desenho, no valor de 20.000€, vai ser atribuído a um de 10 finalistas;

- Fundação Millennium bcp volta a atribuir 3 Prémios: Prémio Aquisição Fundação Millennium bcp – Talento Emergente, Fundação Millennium bcp, Prémio Projecto Artístico Destacado e Prémio Aquisição Fundação Millennium bcp – Talento Emergente;

- Prémio Novo Talento Desenho – Drawing Room Lisboa & Viarco oferece a um artista em início de carreira a oportunidade de realizar uma residência artística na Fábrica de Lápis Portuguesa;

- 6ª edição da Feira especializada em desenho contemporâneo realiza a sua 6ª edição de 25 a 29 de Outubro na Sociedade Nacional de Belas Artes e conta com a presença de 23 galerias e 65 artistas.

 

Ao longo da 6ª edição da Drawing Room Lisboa, feira dedicada à difusão e comercialização do desenho contemporâneo e que se realiza de 25 a 29 de Outubro na Sociedade Nacional das Belas Artes, em Lisboa, vão ser entregues cinco prémios, que visam distinguir, quer artistas, quer galerias.

 

Numa renovada parceria entre a Drawing Room Lisboa e a FLAD, será entregue no dia 28 de Outubro, o Prémio FLAD de Desenho, no valor de 20 mil euros. António Poppe, Carla Filipe, Cristina Lamas, Dayana Lucas, Hugo Canoilas, Joanna Latka, Manuel Caldeira, Marco Franco, Paulo Brighent e Pedro Valdez Cardoso são os dez finalistas a este prémio, cujo trabalho vai estar exposto na Galeria Pintor Fernando de Azevedo, na SNBA.

Na edição passada da Drawing Room Lisboa o trabalho da artista Maria Capelo foi premiado, sucedendo a Pedro Tropa (vencedor de 2021).


A Fundação Millennium bcp confirma, pelo sexto ano consecutivo, o seu interesse em apoiar a criação artística portuguesa através da parceria com a Drawing Room Lisboa. Nesta sexta edição, a Fundação Millennium bcp apoia directamente os actores da criação, divulgação e comercialização de arte com três importantes prémios, nomeadamente: Prémio Aquisição Fundação Millennium bcp – Talento Emergente, que premeia uma obra de um artista com menos de 35 anos, que passa a fazer parte do acervo da Fundação Millennium bcp e que é dotado com um valor de 1.600 euros; Prémio Projecto Artístico Destacado, que será atribuído a um artista da Drawing Room Lisboa 2023, considerando os critérios de relevância artística da obra apresentada na Feira, bem como o percurso de dedicação e entrega ao trabalho artístico, com um valor de 2.500 euros; e o Prémio Projecto Curatorial Galeria, que será atribuído à proposta de presença curada de uma galeria participante na Drawing Room Lisboa 2023 tendo em apreciação a criatividade e o risco colocados na concepção do stand, com um valor de de 1.200 euros.

 

Por fim, será ainda atribuído, o Prémio Novo Talento Desenho – Drawing Room Lisboa & Viarco, que visa oferecer a um artista Drawing Room Lisboa em início de carreira a oportunidade de realizar uma residência artística na Fábrica de Lápis Portuguesa, complementada com estadia na Oliva Creative Factory. Durante a residência na Viarco, o jovem criador terá a oportunidade de trabalhar em liberdade criativa, inspirando-se nas experiências, materiais e reflexões do espaço de trabalho que o envolve para dar largas ao acto de desenhar. O premio Viarco inclui ainda a oferta de um kit de material específico de desenho, dando assim ao jovem criador as ferramentas e matéria bruta para o desenvolvimento do seu projecto criativo.

 

Recordar que integrar o Programa Geral de 2023 encontram-se 18 galerias portuguesas e 5 galerias internacionais, com obras de 65 artistas como Paula Rego, Helena Almeida, Pedro Cabrita Reis, Gabriela Albergaria, Rui Calçada Bastos, Adriana Molder, Pedro Barateiro ou Diana Policarpo & Odete.

 

Esta será a 6ª edição da Drawing Room Lisboa, que tem vindo a ganhar relevo na cena artística portuguesa, por se afirmar como um contributo na criação de oportunidades para a classe artística dedicada ao desenho e na afirmação do espaço que o desenho pode ocupar no sector da arte contemporânea.