Claire Bishop e uma exposição do colectivo The Otolith Group entre as actividades do HANGAR no mês de Julho

Claire Bishop e uma exposição do colectivo The Otolith Group entre as actividades do HANGAR no mês de Julho
Fotografia: The Otolith Group

Centro de Investigação Artística, situado no bairro da Graça, em Lisboa, programa uma exposição do colectivo The Otolith Group, com curadoria de Margarida Mendes, uma conversa com a norte-americana Claire Bishop, um atelier de artesanato para crianças e um open day. 

O colectivo Macheia, criado em 2020 pela designer de produto ítalo-alemã Lucrezia Papillo e a arquitecta luso-moçambicana Iany Gayo, desenvolve ao longo de todo o mês de Julho um atelier para crianças dos 6 aos 12 anos intitulado "Entre Nós". Aqui, os mais novos podem usar fibras naturais como o bunho, junça, tabúa e plantas selvagens do bairro propomos aos participantes exercícios de partilha assentes em técnicas ancestrais. 

No dia 12 de Julho, Claire Bishop, crítica e professora no programa de doutoramento em História da Arte no Graduate Center, City University of New York vai estar presente no Hangar para uma conversa intitulada "Participation after Artificial Hells". Em 2012, Claire Bishop publicou "Artificial Hells", uma história e teoria da arte participativa. Reflectindo sobre o que aconteceu às estratégias participativas, Bishop argumenta que a participação enquanto discurso acabou nas artes visuais, mas que continua a existir em vertentes do teatro e da dança.

As principais causas do seu desaparecimento enquanto discurso coerente são o activismo e as redes sociais. Nas artes visuais, a participação foi substituída por um discurso feminista de "cuidado"; nos museus, pela reformulação neoliberal da participação como "envolvimento do espectador". Além disso, a tese central do livro, relativa a uma estética do antagonismo, perdeu força em resultado do interesse da direita pela transgressão e pela perturbação. Isto deixa-nos perante um dilema: o que poderá a participação fazer face a uma sociedade catastroficamente dividida? 

O colectivo britânico, fundado em 2002, The Otolith Group apresenta no Hangar a 15 de Julho a exposição "A Sphere Of Water Orbiting A Star" com curadoria de Margarida Mendes.

Este é um novo trabalho significativo do The Otolith Group, nomeado para o Prémio Turner, co encomendado pelo Galway Arts Centre e pelo Hangar Artistic Research Centre, Lisboa.

Esta exposição concebida pelo The Otolith Group em colaboração com o designer de som e compositor Tyler Friedman, apresenta gravações inéditas de conversas entre Gerald Donald da dupla de Detroit Techno Drexciya e Kodwo Eshun. "A Sphere Of Water Orbiting A Star" um ambiente audiovisual imersivo, concebido como um guia para a imaginação, explorando um mundo líquido orbitando um sistema estelar binário através do portal sónico de Drexciya.

Por fim, no dia 27 de Julho, às 18h a curadora Cristiana Tejo regressa ao Hangar para mais num Open Day com a presença de vários artistas que falarão sobre suas pesquisas e mostrarão os trabalhos desenvolvidos durante a residência no Hangar.