CM de Coimbra promove Semana do Envelhecimento Ativo, Saudável e Participativo de 1 a 6 de Outubro

CM de Coimbra promove Semana do Envelhecimento Ativo, Saudável e Participativo de 1 a 6 de Outubro
Fotografia: D.R.

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através do Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo, assinala o Dia Internacional do Idoso, celebrado a 1 de Outubro, com um conjunto de actividades de 1 a 6 de Outubro, na “Semana do Envelhecimento Ativo, Saudável e Participativo”, organizadas em parceria com o grupo de trabalho das Pessoas Idosas da Rede Social de Coimbra e o Consórcio Ageing@Coimbra. Destaque para as “I Jornadas Nacionais de Promoção de um Envelhecimento Ativo e Bem-Sucedido”, a 3 e 4 de Outubro, no Convento São Francisco, com inscrição gratuita, mas obrigatória.

 

As atividades da “Semana do Envelhecimento Ativo, Saudável e Participativo” tiveram início no domingo, dia 1 de Outubro, com a iniciativa “Praça da Saúde e Longevidade”, que ocorreu das 11h00 às 17h00, no Parque Verde do Mondego. A actividade foi dinamizada pela Seção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e pelo Consórcio Ageing@Coimbra, do qual o Município de Coimbra faz parte como membro fundador, durante a qual será possível visitar os espaços “Avaliação de Estilos de Vida”, “Capacitação em Saúde”, “Tecnologias e Capacitação Digital” e “Participação e Cocriação”.

 

A 3 e 4 de Outubro, das 9h00 às 17h30, a Sala Mondego do Convento São Francisco acolhe a iniciativa “I Jornadas Nacionais de Promoção de um Envelhecimento Ativo e Bem-Sucedido”, organizada pelo Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo do Município, em estreita articulação com o grupo de trabalho das Pessoas Idosas da Rede Social de Coimbra. Com esta iniciativa, pretende-se a disseminação de conhecimentos que incentivem os Municípios e as entidades do sector social a criarem ou a replicarem boas práticas na área do envelhecimento activo e bem-sucedido, abordando temáticas como ageing in place, cohousing, programas de apoio a cuidadores informais, representações sociais negativas associadas à velhice e ao envelhecimento, solidão não desejada e isolamento social, gerontotecnologia, comunidades compassivas, locais de trabalho amigos das pessoas mais velhas, entre outras. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do seguinte link: https://forms.gle/HmzEp7m2JWNheXas7.

 

A “Semana” encerra a 6 de Outubro, no Parque Verde do Mondego, com a iniciativa “Pedalar Sem Idade: Pelo Direito ao Vento nos Cabelos – Apresentação e Demonstração”. A iniciativa inclui a realização de passeios de bicicletas adaptadas (Trishaws) por Coimbra, no sentido de combater a solidão não desejada e o isolamento social das pessoas idosas e das pessoas com mobilidade reduzida. No mesmo dia decorre ainda uma sessão às 11h00 e outra às 15h00 para apresentação da associação “Pedalar Sem Idade Portugal”, no Pavilhão Centro de Portugal. A associação “Pedalar Sem Idade Portugal” representa, em Portugal, o movimento internacional Cycling Without Age, através do qual perto de meio milhão de seniores em 59 países experimentaram os passeios de trishaws.

 

“A comemoração desta semana, destinada às pessoas com mais idade, pretende ser um espaço de reflexão, de convívio, de troca de ideias e de partilha de experiências e boas práticas, num país e num concelho cada vez mais envelhecidos”, explica a vereadora Ana Cortez Vaz. “O Município de Coimbra, através do seu Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo e a rede de parceiros, tem todas as condições para tornar Coimbra uma cidade mais amiga das pessoas idosas”, acrescenta.