Município de Viseu destina 1 milhão e meio de euros para o setor da cultura em 2022
Financiamento municipal integra o programa “Eixo Cultura – Viseu 2022/2025”, cujas normas de apoio e acesso foram hoje aprovadas
O Executivo Municipal de Viseu aprovou em reunião pública de Câmara, as normas de apoio e acesso ao programa municipal “Eixo Cultura – Viseu 2022/2025”. Trata-se de um conjunto de medidas de apoio à Cultura, que visam a definição de uma programação abrangente nos domínios da criação/produção, programação/difusão, formação e edição.
Neste âmbito, foram definidos 6 eixos de apoio. São eles o Eixo 1, que diz respeito a “Parcerias de programação” e que engloba os eventos estruturantes - “eventos-âncora” - que têm marcado o calendário cultural dos últimos 10 anos, dotando-os de notoriedade, escala e projecção. Este eixo tem apoio quadrienal, com uma dotação global de 350 mil euros, permitindo a sua melhor planificação e garantindo a sua continuidade.
A “Criação Artística” é o Eixo 2 e visa apoiar a criação de projectos não incluídos em eventos. Contempla duas medidas: a medida 1 destinada à Criação/Produção, com uma dotação de 125 mil euros, e outra dedicada à edição de obras artísticas ou que contribuam para a preservação da memória colectiva, com uma dotação de 25 mil euros. O apoio é anual.
Com um apoio anual e com dotação de 125 mil euros, o Eixo 3 está vocacionado para a “Programação Artística” e tem por objectivo reforçar, de forma pontual ou regular, a programação. Tendo em conta o apoio (a 100%) a projectos que fomentem uma nova geração de criadores, foi definido o Eixo 4, intitulado “Emergentes”, com uma modalidade de apoio anual e dotação de 50 mil euros. Há também o Eixo 5, “Actividades”, destinado a apoiar, anualmente, com dotação de 125 mil euros, a execução de planos anuais de actividades.
Por último, o Eixo 6 diz respeito ao “Viriato Teatro Municipal” e contempla o apoio financeiro de 380 mil euros definido com o Centro de Artes e Espectáculos de Viseu (CAEV) e co-financia a programação e funcionamento do projecto “Teatro Viriato”, com a Direcção-Geral das Artes (DGArtes). Importa referir que o apoio foi aumentado em 50 mil euros, de forma a este poder integrar a “Rede de Teatros e Cineteatros”.
O montante financeiro de apoio municipal definido para estes seis eixos culturais, para o ano de 2022, é de 1,23 milhões de euros.
A Comissão de Avaliação de Propostas será constituída pela Vereadora da Cultura, Dr.ª Leonor Barata, pela Prof.ª Dalila Rodrigues e pela Prof.ª Paula Rodrigues.
No âmbito desta reunião de Câmara, foram ainda aprovados dois apoios financeiros a actividades culturais das Freguesias, assim como à realização de eventos. Ambos os apoios totalizam um montante de 240 mil euros, para o ano de 2022.