Turismo do Porto e Norte trilha o caminho da sustentabilidade

Turismo do Porto e Norte trilha o caminho da sustentabilidade
Fotografia: D.R.

O Turismo do Porto e Norte está fortemente empenhado em ver o destino certificado como «Destino Sustentável». O caminho da sustentabilidade é incontornável e um desígnio assumido por todo o sector, cada vez mais ciente de que esse é o trilho que vai garantir o futuro próspero da actividade turística.

Para atingir esse objectivo no turismo da região, foi criado o «Movimento para a Sustentabilidade», que está a fazer um trabalho que qualifique e promova o sector privado do destino nos domínios ambiental, social, cultural e económico.

Luís Pedro Martins, o presidente do Turismo do Porto e Norte, é um entusiasta desta causa, e entende que “num futuro próximo os destinos que mais se destacarão serão aqueles socialmente responsáveis, que colocam no topo das prioridades da sua acção a preservação dos seus recursos naturais, a valorização da sua identidade patrimonial e que adoptem comportamentos irrepreensíveis”. E é com especial agrado que sinaliza a filiação do Turismo do Porto e Norte na Global Sustainable Tourism Council (CGCT), entidade de referência mundial nesta matéria, e que apoiará a região rumo ao processo de certificação.

Regista, ainda, “uma crescente preocupação dos agentes do sector em abraçar esta temática, diminuindo ao máximo a pegada turística e os seus impactos ambientais, económicos e sociais e reestruturando a sua oferta para ir ao encontro destas preocupações, que são cada vez mais levadas em conta pelos turistas para tomar a decisão quanto ao destino a visitar”.

Luís Pedro Martins e a sua equipa propõem-se fazer este trabalho combatendo qualquer tentativa de green washing, porque “o pior que podemos fazer nesta temática é vender uma falsa promessa, por isso, o Movimento é também um momento de responsabilização, e um primeiro passo para uma verdadeira e séria Certificação”. Uma mudança de mindset em toda a cadeia de valor, que pode ser ainda visível em questões como “a transição energética, a agenda para a economia circular, a digitalização e a formação dos recursos humanos”.

Esta alteração de comportamentos é já visível na forma como muitas empresas de turismo colocam no topo das suas prioridades as questões da sustentabilidade, nomeadamente na baixa densidade, sabendo-se o quanto é importante o sector para o desenvolvimento económico e social das regiões.

 

O desenvolvimento do «Movimento para a Sustentabilidade»

O «Movimento para a Sustentabilidade» é uma iniciativa alargada que envolve todos os parceiros ligados à fileira turística para que percorram um caminho sustentável estratégico, através do programa «Ser Turismo Sustentável», que resultou de um aturado trabalho de auscultação de alguns players que, mesmo tendo a noção e vontade de se juntarem a este compromisso, tinham uma série de dificuldades em dar esse passo. As empresas que queiram assumir este compromisso com o destino devem então demonstrar esse interesse através do micro-site https://sustentabilidade.onortelaemcima.pt/