O actual campeão europeu de triplo salto Pedro Pichardo foi distinguido esta tarde, pela Câmara Municipal de Setúbal, com a Medalha de Honra da Cidade, na Classe Desporto.
“Ser um exemplo inspirador é algo que só está ao alcance daqueles que se esforçam, que trabalham e que têm talento. Pedro Pichardo é tudo isto. É um trabalhador. É talentoso. Sabe o que faz nas pistas porque suou muitas horas para chegar à perfeição”, enalteceu a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, na cerimónia de entrega da medalha de honra ao atleta.
A autarca, no ato realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, dirigiu-se a Pedro Pichardo, atleta que faz integralmente a preparação em Setúbal, apelidando-o de “setubalense de honra” e “irmão de muitos” técnicos do sector do Desporto da autarquia.
“Para nós é uma enorme alegria que treine nesta cidade que inspira desporto e que está sempre de portas abertas a todos, venham de onde vierem”, apontou.
Maria das Dores Meira, num enquadramento sobre a atribuição da distinção, aprovada por unanimidade na reunião pública da autarquia, a 17 de Março, frisou, ainda, que não era preciso uma medalha para fazer de Pedro Pichardo um cidadão sadino.
“Ele é setubalense a partir do momento em que veio treinar no nosso Complexo Municipal de Atletismo. A partir do momento em que estabeleceu relações de amizade e de cumplicidade com a cidade, que, estamos certos, se manterão para sempre.”
Visivelmente emocionado, o atleta do Sport Lisboa Benfica, que vai representar as cores nacionais nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que se realizam este ano, agradeceu a decisão da Câmara Municipal de Setúbal de atribuição da distinção e mostrou-se “grato” por todo o apoio dado pelo município e particularmente por Portugal.
“Estou um bocadinho nervoso. Só quero agradecer a todos os presentes por esta homenagem. Não tenho palavras. Só tenho a agradecer a forma como as pessoas me têm acolhido em Portugal e em Setúbal”, referiu Pedro Pichardo na cerimónia reservada, que contou, entre outros, com a presença do treinador, Jorge Andres Pichardo, seu pai.
O triplista luso-cubano recebeu a distinção, assim como um diploma, das mãos do presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, André Martins.
A cerimónia desta tarde contou ainda, além do Executivo municipal, com a presença dos presidentes do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, e da Associação de Atletismo de Setúbal, José Serrano.
O vice-presidente para as modalidades do Sport Lisboa Benfica, Fernando Tavares, e a directora regional de Lisboa e Vale do Tejo, Eduarda Marques, foram outras das individualidades que marcaram presença.
A 17 de Março, a Câmara Municipal de Setúbal deliberou a atribuição da Medalha de Honra da Cidade, na Classe Desporto, a Pedro Pichardo, aprovada por unanimidade, em reconhecimento dos seus feitos desportivos e do contributo para o engrandecimento e divulgação da cidade além-fronteiras.
Pedro Pablo Pichardo, nascido em Cuba e naturalizado português em 2017, venceu, a 7 de Março deste ano, os Europeus de Pista Coberta, ao saltar 17,30 metros, marca alcançada logo no primeiro ensaio da final, não dando hipótese aos concorrentes, todos eles a mais de vinte centímetros de distância.
O atleta tem, agora, como principais desafios internacionais a conquista mundial, assim como os Jogos Olímpicos de Tóquio, que se realizam este ano.
Apesar de ter apenas 27 anos, o atleta tem no currículo vários pódios internacionais, sendo uma das principais referências mundiais da modalidade na actualidade.
Em 2013, na primeira participação num mundial absoluto, ficou a poucos centímetros do ouro. Em 2014, conseguiu o melhor triplo salto do ano, mas ficou em terceiro lugar nos Campeonatos do Mundo de Pista Coberta.
No ano seguinte, 2015, Pichardo entrou para a história por vários motivos. Foi campeão nos Jogos Pan-Americanos, medalha de prata no Campeonato do Mundo e esteve envolvido naquela que é conhecida como “a melhor competição de triplo salto da história”, na qual ganhou ao campeoníssimo norte-americano Christian Taylor, na única vez em que dois atletas saltaram acima de 18 metros no mesmo dia.
Ainda em 2015, saltou 18,08 metros em Havana, Cuba, recorde pessoal que é a sétima melhor marca de todos os tempos no triplo salto e o coloca como quarto melhor atleta de sempre nesta disciplina.
Já em Abril de 2017, assinou contrato com o Sport Lisboa e Benfica e em Dezembro passou a ser cidadão português e a defender as cores nacionais lusas.
Em 2018, Pichardo tornou-se no detentor do recorde nacional de triplo salto e da melhor marca do ano ao conseguir saltar 17,95 metros no meeting de Doha da Diamond League, prova que venceu. Meses depois, sagrou-se campeão da Diamond League pela primeira vez na sua carreira, conquistando o título no meeting de Bruxelas de 2018.
Em 2019, na prova da Liga Diamante realizada em Roma, Itália, o atleta alcançou a marca necessária para garantir a estreia pessoal nos Jogos Olímpicos, na altura, Tóquio 2020, evento entretanto adiado para 2021 devido à pandemia de Covid-19.
Em 2020, Pichardo mostrou que o seu nível sempre se manteve alto, com ou sem provas. Nos Inspiration Games da IAAF, contra alguns dos seus maiores rivais, ganhou a primeira competição do ano.