Companhia Cegada estreia "Oleanna" do americano David Mamet

Companhia Cegada estreia "Oleanna" do americano David Mamet
Fotografia: D.R.

Na próxima sexta-feira,  dia 21 de Outubro, a companhia Cegada estreia, no TEIV - Teatro Estúdio Ildefonso Valério (Vila Franca de Xira), "Oleanna" uma obra de David Mamet com tradução de Pedro Mexia. A peça estará em cena durante três semanas, de 21 de Outubro a 6 de Novembro, de quinta a sábado às 21h e domingo às 16h, antes de partir para circulação nacional. Conta com a encenação de Rui Dionísio e interpretação de Paulo Matos e Sara Cipriano.

David Mamet, dramaturgo, argumentista e realizador norte-americano, com uma vasta filmografia e autor de filmes como "Hannibal", os "Intocáveis" e até mesmo "Oleanna" (filme escrito e dirigido pelo próprio, estreado em 1994 com William H. Macy e Debra Eisenstadt como protagonistas) chamou a esta obra “tragédia sobre o poder”, onde os interesses individuais, as diferenças de género e classe, extinguem qualquer capacidade de compaixão ou diálogo, numa incomunicabilidade capaz de mover seres humanos à destruição.

A acção inicia-se quando um professor universitário recebe uma aluna que, assumindo dificuldades diversas, se sente excluída das matérias que o professor ensina, particularmente sobre um livro escrito por ele. Focado na sua entrada para o Conselho Científico da Universidade e na compra de uma casa nova, o professor tem pouco tempo para a estudante e acaba por se colocar para lá das fronteiras éticas da profissão. Vê-se então obrigado a defender-se de um conjunto de acusações que a aluna apresenta e que colocam em risco as maiores ambições do professor, alegações que reconfiguram os jogos de poder e toda a linguagem usada entre eles - "Seja qual for o lado que se escolha, está errado!"

Ficha Técnica:
Tradução: Pedro Mexia

Encenação: Rui Dionísio

Interpretação: Paulo Matos e Sara Cipriano

Cenografia: José Manuel Castanheira

Figurinos: Ana Paula Rocha

Voz e Elocução: Luís Madureira