Conferência “As Portas que Abril Abriu” – Memória e reflexão sobre Abril

Conferência “As Portas que Abril Abriu” –  Memória e reflexão sobre Abril
Foto: DR

O programa “Abril para Já!”, comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril no Concelho de Palmela, terá um dos seus momentos altos com a realização da Conferência “As Portas que Abril Abriu” nos dias 23 e 24 de Outubro, no Cine-Teatro S. João e Escola Secundária, em Palmela.

 

O evento, representa o culminar de uma reflexão sobre os ideais de Abril, presentes e debatidos ao longo das comemorações. Constituída por quatro painéis – “Resistir”, “As Portas que Abril Abriu”, “Valeu a Pena!” e “Utopia” – esta conferência abordará, entre outras questões, a vida em Portugal e no concelho, durante a ditadura e a memória de um tempo de profunda transformação e participação, com o relato de protagonistas e de quem viveu esse período.

 

Esta iniciativa, de entrada livre, possibilitará, também, uma reflexão profunda sobre liberdade, democracia e princípios constitucionais e dará voz aos jovens, com um painel que lhes será totalmente dedicado.

 

Paralelamente, no dia 23 de Outubro, às 18h00, o Cine-Teatro S. João receberá a Mesa Redonda “A Comunicação Social na Defesa da Democracia e da Liberdade”, que permitirá uma reflexão alargada sobre o papel da comunicação social na resistência, na formação da democracia, a comunicação social local e os novos desafios.

 

Só com memória se pode compreender e viver o presente. A preocupação com esta mesma memória, a necessidade de debater o presente e o futuro foram generalizadamente expressas pelos membros da Comissão de Honra das comemorações do 25 de Abril. Esta Conferência pretende responder a esse desafio, dando a conhecer mais sobre a vida no país e, em particular, no concelho, antes de Abril; (re)conhecer as grandes mudanças que decorreram da Revolução e do combate ao fascismo; identificar práticas de participação e mobilização da sociedade civil, na implementação do Estado Democrático; estimular e fazer o debate sobre as grandes conquistas constitucionais, fundadoras do estado democrático, no contexto actual.

 

Saiba mais sobre o programa da Conferência “As Portas que Abril Abriu” brevemente, em www.cm-palmela.pt.

 

O programa das comemorações - que prossegue até Dezembro, com Música, Teatro, Cinema, Exposições, Encontros e Literatura - é promovido pelo Município de Palmela com os parceiros locais e enquadra-se no Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

 

Consulte a programação completa no site Palmela Município.