Cooperativa Árvore celebra 60 anos

Cooperativa Árvore celebra 60 anos
Fotografia: D.R.

A Cooperativa Árvore celebra este ano o seu 60º aniversário com várias iniciativas culturais.

Fundada a 2 de Abril de 1963 representa uma instituição incontornável da cidade do Porto pelo contributo prestado, desde a sua origem, à região e ao país, à cultura e à cidadania e em particular à concepção e divulgação das artes plásticas. Ao longo do ano o sexagésimo aniversário será celebrado através de várias iniciativas integradas no Programa Comemorativo com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Segundo os responsáveis da Cooperativa Árvore, “são seis décadas de um enorme esforço e resiliência da cooperativa, no seu todo, mas também na entrega de tantos nomes e personalidades, ligadas aos Órgãos Sociais da Cooperativa, aos muitos colaboradores desta casa e aos nossos associados que com o seu esforço, atenção e dedicação, sempre estiveram disponíveis para este projecto iniciado em 1963".

De salientar em baixo algumas das próximas actividades comemorativas, entre elas a Homenagem ao Escultor José Rodrigues, histórico presidente e artista da cooperativa, replicando a sua obra “O Guardador do Sol” no Passeio das Virtudes.

 

15 Abril -  "Exposição - 60 de 60” – Abertura –  16h00

60 autores com obras realizadas na década de 60

 

Com a realização desta exposição, vamos ter a oportunidade de observar, conhecer ou revisitar a criação e os movimentos artísticos da década de 60, o contexto histórico e sociológico que levaram à   fundação da Árvore no ano de 1963.

Artistas representados: Alberto Carneiro, Alvaro Siza, Álvaro Lapa, Ângelo de Sousa, Barata Feyo, Charters de Almeida, Costa Pinheiro, Dario Alves, Dórdio Gomes, Eurico Gonçalves, Fernando Lanhas, João Vieira, José Rodrigues, Luis Demée, Maria Antónia Siza, Nikias Skapinakis, Nuno Barreto, Sá Nogueira…(entre outros).

As obras são provenientes do acervo da Cooperativa Árvore, Museu de Serralves, FBAUP, Centro de Arte Alberto Carneiro, Fundação Marques da Silva, Convento S. Payo, Bienal de Cerveira, Fundação Júlio Resende, Museu Nadir Afonso e de colecções particulares.

 

13 Maio - “Encontros: Árvore - A sua história, o legado e o seu futuro” – 17h00

 Encontro I: José Pacheco Pereira            

 

05 Agosto - "Exposição do Acervo Documental da Árvore” – Abertura – 16h00

Mostra do arquivo histórico da Cooperativa ao longo dos 60 anos: publicações, fotografias, cartazes e objectos. A oportunidade de conhecer a vida o percurso e as realizações da Cooperativa Árvore. Um legado de referência na arte e na cultura do século XX e XXI em Portugal.

 

16 Setembro - “Encontros: Árvore - A sua história, o legado e o seu futuro” – 17h00           

Encontro II: Mário Cláudio

 

07 Outubro

- “Exposição/Leilão Todos Tondos” – Abertura – 16h00

Exposição de artistas associados com intervenções em suportes em madeira redondos (tondos).

A intervenção dos artistas no suporte com as dimensões 65x2,50 cm, é um desafio proposto de inspiração livre no tema e técnicas artísticas.

 

- “Encontros: Árvore - A sua história, o legado e o seu futuro” – 17h00

Encontro III: Germano Silva

 

14 Outubro - Apresentação do livro "Árvore das Virtudes" – 17h00

Edição que evoca a actividade da Árvore durante o período 2001-2023, dando sequência ao livro anteriormente editado, relativo ao período 1963-2001.

            

21 Outubro - "Leilão Todos Tondos" – 18h00

Leilão dos trabalhos da “Exposição/Leilão Todos Tondos”

 

 

Horário:

Sábados – 14h00 – 19h00

Terça a sexta: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 18h30

Segunda: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 18h00

Rua de Azevedo De Albuquerque 1, 4050-091 Porto

Entrada livre