Covilhã celebra 153.º Aniversário da Elevação a Cidade
A Covilhã celebra este mês o 153.º aniversário da elevação a cidade com um programa que se prolonga até ao próximo dia 30 de Outubro e que engloba homenagens, inaugurações, visitas a obras e investimentos, bem como outras iniciativas.
As comemorações arrancaram esta quarta-feira com o 3.º Encontro Covilhã Social, que reúne várias entidades e instituições do concelho e que fica marcado pela assinatura do protocolo para a criação de um Banco Local de Voluntariado que deverá contribuir para fortalecer a rede concelhia e potenciar a participação cívica dos cidadãos em diversas áreas de actuação.
Na quinta-feira, dia 12 de Outubro, foi apresentado o novo portal de serviços do Município, plataforma que funciona como um balcão único digital e que coloca ao serviço dos munícipes um conjunto de funcionalidades, acessíveis a qualquer hora ou dia do ano.
A realização do Fórum do Associativismo da Covilhã e a sessão de abertura do Diafragama – Festival Internacional de Fotografias e Artes Visuais, no passado dia 14, ou a realização de uma Arruada Literária pelas ruas da Covilhã são outras das iniciativas previstas.
O comemorativo da elevação da Covilhã a cidade, 20 de Outubro, a programação vai contou com o habitual içar da bandeira nos Paços do Concelho, às 10:00, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal e, às 15:00, a entrega de medalhas de homenageados.
Ao longo do mês também haverá inaugurações, nomeadamente das coberturas dos pavilhões do CCD Estrela do Zêzere da Boidobra e do Clube Desportivo da Covilhã.
Serão também realizadas visitas a obras que o Município está a realizar em várias freguesias do concelho, à requalificação de casas no âmbito da Estratégia Local de Habitação e ainda a empreendimentos privados.
Outra das componentes destas celebrações passa pela realização de eventos com várias entidades parceiras, tais como o 4.º Congresso da UGT Castelo Branco, a conferência “Desafios da Mobilidade – Territórios de Baixa Densidade”, pela AMT, o Congresso do Conselho Superior da Magistratura ou a apresentação do Hospital Privado da CUF.