Cultura 100 anos após o seu nascimento, recordemos Saramago - Coimbra II
Vamos agora em direcção ao litoral, para conhecer aquela que é a maior praia urbana da Europa, a Figueira da Foz. Mas antes de lá chegar vamos passar no castelo de Montemor-o-Velho. A sua muralha ainda hoje é imponente e deixa adivinhar o que este castelo terá sido nos seus tempos áureos. Recentemente a Câmara colocou escadas rolantes no aceso ao castelo para permitir a acessibilidade a um maior número de visitantes.
Chegamos à praia, estendemos as toalhas na areia e ficamos a observar o mar. Viemos num país à beira-mar, pelo que chegar à praia não fica longe seja a partir de que ponto for. A Figueira da Foz é um bom local para petiscar, com inúmeras tascas e restaurantes com peixe acabado de apanhar. E se ficar até mais tarde pode visitar o Casino Figueira, com uma programação diversificada durante todo o ano.
Taslanal
Para finalizar a nossa viagem pelo distrito de Coimbra, vamos visitar a Serra da Lousã, onde se localizam 12 das 27 aldeias pertencentes à rede das Aldeias do Xisto, sendo elas: Aigra Nova, Aigra Velha, Candal, Casal de São Simão, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Comareira, Ferraria de São João, Gondramaz, Pena, Talasnal. Subindo a Serra da Lousã, a primeira Aldeia do Xisto que aparece é a Cerdeira, uma verdadeira montra de xisto no seio da montanha. Povoação onde os carros não entram, é muitas vezes refúgio de artistas. Anualmente, em Julho, a exposição de Elementos à Solta preenche a aldeia – desde as paredes, às árvores, às janelas, todos os locais são propícios para receber uma obra de arte. A apenas quatro quilómetros da Cerdeira encontra-se aldeia do Candal. Continuando a subir a serra pela nacional 236, chega-se ao Talasnal, Aldeia do Xistocom as casas extremamente juntas, havendo apenas pequenas ruas para circular. E após visitar algumas das aldeias, temos de continuar a nossa viagem a Portugal.
Leia a nossa edição completa aqui.