DANÇA Nicole Gomes estreia CINZA num fim de semana dedicado à dança

DANÇA Nicole Gomes estreia CINZA num fim de semana dedicado à dança
Fotografia: D.R.

Nicole Gomes é brasileira e reside em Lisboa. É performer, bailarina, actriz, coreógrafa e professora. Realiza projectos voltados na relação e fricção entre corpo, matéria e espaço. É licenciada em dança e teatro e integra a companhia wwwperformanceart. Desenvolveu Cinza durante o PACAP 5, programa do Forum Dança que mostrou os seus trabalhos no TBA em Julho de 2022. Agora regressa ao TBA para a sua estreia.

A peça é também apresentada em formato dupla com Por motivo de Força Maior de Teresa Silva nos dias 30 Setembro e 1 Outubro. Há um Passe para quem quiser assistir aos dois espectáculos em conjunto (no mesmo dia ou dias diferentes).

30 Setembro e 1 Outubro

O fim de uma coisa é a possibilidade do começo de outra. Cinza é uma paisagem passageira. Um encontro com matérias-arquivo, com pedras de escombros de uma casa que foi um dia. Um gesto e a sua permanência. Deslocar memórias, desfazê-las, compor uma paisagem no espaço e um desenho no tempo. Os rastos do passado que foi e a fricção na borda do que não será mais. Que memórias devem ser dissipadas? O que precisa de ser transformado? Cinza é uma experiência na permanência de um instante, um trabalho que investiga a coreografia espacial a partir da relação com matérias e as forças subtis que emergem a partir disso, na tentativa de desprotagonizar o humano e dar a ver o não-humano, habitando o vazio não como falta mas como possibilidade de abertura. Uma casa que se torna pedra. Uma pedra que se torna pó. O pó que se torna fumaça. A fumaça que se torna espaço.

Nicole Gomes

30 Setembro a 1 Outubro
sábado 19h30
domingo 17h30
 
(performance)
Palco da Sala Principal

12 eur. (integrado no Passe Cultura, apenas disponível na Bilheteira do TBA)
Passe Teresa Silva + Nicole Gomes 18€
Duração 50 mins.
Maiores de 6


 

Criação, direcção e performance Nicole Gomes
Performance e colaboração Bárbara Cordeiro
Acompanhamento artístico João Fiadeiro, Carolina Campos e Daniel Pizamiglio
Colaboração artística Lucas Damiani, Márcia Lança
Design João Moita
Direcção técnica Leticia Skrycky e Santiago Tricot
Apoio Forum Dança
Fotografia Lucas Damiani

 

 

NICOLE GOMES

 

É brasileira, nascida no Rio de Janeiro em 1990. É performer, bailarina, actriz, coreógrafa e professora. Atua no campo das artes performativas, desenvolvendo projectos voltados sobretudo para a relação e fricção entre corpo, matéria e espaço.
Formada em licenciatura em dança pela Faculdade Angel Vianna em 2016 e teatro pela CAL em 2011. Actualmente reside em Lisboa onde participou do programa avançado em criação em artes performativas PACAP 5 com curadoria de João Fiadeiro em colaboração com Carolina Campos, Márcia Lança e Daniel Pizamiglio. É performer criadora no Palácio do Grilo. No ano de 2013, apresentou e criou a performance Tráfego e representou o Brasil em Cuba no festival Havana Vieja Ciudad en Movimiento. No ano seguinte, participou na performance These associations do artista Tino Sehgal e colaborou no filme Além de nós (direcção João Maia).
Em 2017, fundou o espaço cultural Espaço Montagem, local voltado para a cena de artistas independentes, onde fez curadoria e produção, e em paralelo criou a performance Beira em parceria com a artista Gabriela Cordovez. Em 2018 entrou para a Companhia Volante de teatro que tem uma pesquisa contínua de ocupação do espaço público, colaborando na criação e actuação da peça Central - uma peça paisagem em tantos movimentos e fez assistência de direcção da peça Baladas. No ano seguinte participou na performance Ninguém me solta (encenação de Rafaela Sahyoun), da peça de arte educação Criaturas (encenação de Maria Elvira Machado) e também criou quatro novos trabalhos intitulados: Fosso e Disparos 1,3,4. Em 2020 foi contemplada com o prémio Funarte Respirarte pela criação dos vídeos arte Para Peito e Parte.
Em 2021 e 2022, em Lisboa, participou na performance O que fazer daqui para trás e R|existência, ambas com direcção artística de João Fiadeiro e na peça Barricada com direcção de Marcelo Evelin dentro do festival Transborda.
Como professora dá aulas de dança e teatro com enfoque na consciência e expressão corporal para diversas faixas etárias como adultos, crianças e bebés, e também faz preparação corporal e direcção de movimento.