DANÇA Piny tem uma nova criação com André Cabral no DDD e no TBA em Maio

DANÇA Piny tem uma nova criação com André Cabral no DDD e no TBA em Maio
Foto: ©TBA

Piny e André Cabral partem de uma série de entrevistas que fizeram às suas mães para criar uma peça de inspiração biográfica, mas que expande os limites da autoficção. Como se trabalha um ativismo poético, recorrendo a recursos da memória não-linear? O presente não é afinal um futuro sonhado no passado? Composta por duas partes, uma instalação e uma performance, que inclui música ao vivo de Leo Soulflow e Carincur, a peça teve ante-estreia em Montemor-o-Novo, estreia no Festival DDD (1 e 2 Maio) e apresenta-se em Lisboa de 10 a 12 Maio.

 

Piny

ONYX

 

ONYX está dividida em duas partes separadas no tempo, mas coladas no tempo:

Instalação/performance: No início nada existia (instalação de sucção)

Performance: Nem sequer um início (performance de militância) + Nem sequer nada (poesia do caos)

Piny apresenta-nos ONYX após trazer ao TBA em 2023 OU.kupa, um festival centrado na criação artística e na escrita da História das danças de rua e de clubbing em Portugal. Esta sua nova criação sucede a. G RITO e ao solo HIP. a pussy point of view.

 

"ONYX é um ritual onírico de vácuo e presença, a pausa antes do caos e o próprio caos na anulação de fronteiras e construção de metáforas entre intervenção e sonho, carregado de silêncio, barulho, informação não linear, peso e uma flutuação do tempo. Trazemos a rua, a poesia das punchlines, os corpos carregados em limbos de mantras e máquinas. A memória aqui é futuro e movemo-nos em espirais chamando ancestrais e seres futuros. Chegam vozes daquelas que nos deram à luz e, conversamos entre mundos, sobre memórias futuras de tempos passados que ainda estão por viver. Os monstros que só existem na nossa cabeça vêm nos dizer que a única certeza é a incerteza absoluta. Como se o corpo não fosse fronteira, como se a história não fosse cheia de ausências, com a certeza de que a imaginação é absolutamente essencial. A revolução pode realmente residir na capacidade de imaginar. Antes, durante e após a ação." Piny

 

10 a 12 Maio

(instalação-performance/performance)

Ver programa: TEATRO DO BAIRRO