Penacova com Semana Napoleónica alusiva a 1810
Entre 17 e 25 de Setembro, a vila de Penacova regressará ao século XIX. São várias as actividades que se irão realizar nessa semana em Penacova, com o mote das Invasões Francesas remontando ao ano de 1810.
O programa “Marcos Históricos: Invasões Francesas – A encruzilhada do Bussaco” tira partido da Batalha do Bussaco e da sua vasta história, nomeadamente dos contornos da 3ª Invasão Francesa e o impacto na região e no país. Além de realçar um dos acontecimentos mais marcantes da história do concelho de Penacova, como foi a Batalha da Bussaco, à iniciativa deste ano, agregam-se outros eventos e acções previstos, tais como a Noite Branca e o Stock Off do Comércio Local. Na próxima sexta-feira, dia 17 de Setembro, ocorre a primeira actividade, com o Passeio Épico Encenado: A Travessia do Mondego, que remete para a passagem das tropas anglo-lusas em direcção ao Bussaco, atravessando o vale do Rio Mondego. Um passeio repleto de história e aventura que faz com que os participantes se sintam verdadeiros soldados a caminho do campo de batalha. No final do passeio, um banquete será servido “às tropas” ao serviço do Arthur Wellesley, 1º Duque de Wellington.
Já no dia 18 de Setembro, ocorrerá o Arraial Oitocentista, destaque também para a Noite Branca e o Comércio Local aberto ao longo da noite com grandes descontos. Alusivo ainda a este dia, o Município de Penacova convida todos os visitantes a trazerem uma peça de roupa branca, numa noite com recriações históricas, cortejos e espectáculos, acampamentos militares, esgrima oitocentista e actuações de grupos folclóricos. No fim-de-semana seguinte, haverá um segundo passeio encenado no dia 24 de Setembro, desta feita recriando “As Vésperas da Batalha” e no dia seguinte, no Pátio do Mosteiro de Lorvão, um espectáculo intitulado “A Encruzilhada do Bussaco”, que nos remete para a história e estratégias adoptadas na Batalha do Bussaco, a luta e abnegação de um povo contra os invasores.
A história não deve ser esquecida, nela há conhecimento, marcas e cultura. O Município de Penacova traz ao presente um pouco dos nossos antepassados e os feitos alcançados, mantendo assim preservada uma memória do que aconteceu no nosso território, mais concretamente nestas actividades, no ano de 1810, época da 3ª Invasão Francesa. Em ambos os passeios encenados e no espectáculo “A Encruzilhada do Bussaco”, é necessária a marcação uma inscrição prévia devido à limitação de lugares, podendo ser presencialmente na Biblioteca Municipal de Penacova ou através do número 239 470 306.
Os eventos da Semana Napoleónica enquadram-se no âmbito da candidatura dos municípios de Penacova, Mealhada e Mortágua ao Programa Cultural em Rede, sendo financiados pelo Centro 2020 e Portugal 2020.