Dia Mundial da Música 2022

Dia Mundial da Música 2022
Fotografia: D.R.

Numa organização da CICO - Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão, comemora-se em Constância o Dia Mundial da Música (primeiro dia do mês de Outubro) com uma actividade em cada sábado do mês de Outubro. 

Com este evento, pretende-se despertar a atenção dos melómanos para as peculiaridades de Constância e para a capacidade que esta possui de se afirmar como um local estratégico na valorização do carrilhão, do órgão e também da música tradicional e da música medieval e renascentista.

Recorde-se que em Constância está sedeado o maior e mais pesado carrilhão do mundo, o Carrilhão LVSITANVS, relativamente ao qual se têm proferido excelentes opiniões tanto pela sua estética como pela sua concepção e sonoridade. Este instrumento que faz as delícias de quem o ouve, vai despertando também, e em simultâneo, expectativas e desejos de novas experiências na área da musicalidade. É exemplo o concerto com o uso de faixas sonoras pré-gravadas a acompanhar o som acústico do Carrilhão LVSITANVS: DISCO-CARILLON (15 Outubro).

Na Igreja Matriz de Constância, encontra-se uma relíquia de índole cultural, o Órgão Histórico de Constância. Instalado no coro alto da Igreja, data de 1827 e é da autoria do organeiro António Xavier Machado e Cerveira, uma das figuras cimeiras da organaria portuguesa.

TINTINNABVLVM® é um grupo de música Neo-Medieval e Neo-Renascentista integrado por professores, alunos e ex-alunos da Escola de Música da CICO, que tem dedicado a sua atenção à música medieval e renascentista, incluindo também a declamação musicada de poemas sefarditas, renascentistas e de autores portugueses ligados à Vila Poema, tais como Luiz de Camões e Alexandre O'Neill.

PVGNA TAGI é o mais recente projecto da CICO -um grupo de música tradicional composto por professores, alunos, ex-alunos e amigos da CICO que se juntaram com um propósito comum: recolher, preservar, valorizar e divulgar o património cultural imaterial, em particular, do concelho de Constância.

''Por quem os sinos tocam'', produzido pela Até ao Fim do Mundo e realizado por Pedro Ramalho Marques, conta a história da família Elias, dona do maior carrilhão itinerante do mundo, o ''Carrilhão LVSITANVS'', idealizado pelo pai Alberto e tocado pelas filhas Ana e Sara. Este é um filme sobre o poder da família, da música e do amor. Até onde pode ir esta família e do que falamos quando falamos de amor.