Abre, finalmente, ao público a exposição mais aguardada dos últimos meses. Vivian Maier: Street Photographer, montada desde 16 de Janeiro, apresenta-se no Centro Cultural de Cascais, até 18 de Maio.
Com curadoria de Anne Morin, Vivian Maier: Street Photographer reúne 135 trabalhos, entre fotografias e filmes em Super 8, da America urbana da segunda metade do século XX.
As fotografias de Vivian Maier não correspondem a encomendas, nem foram feitas com o intuito de serem expostas ou publicadas em busca de reconhecimento artístico ou retorno financeiro. A grande maioria dos negativos não foi impressa durante a sua vida. As fotografias são testemunhos silenciosos das suas vivências e da sua visão sobre a complexidade da experiência humana.
Vivian Maier (1926-2009) trabalhou como ama durante mais de quatro décadas a partir do início dos anos 50 do século XX. Passou a vida inteira despercebida até à recente descoberta da sua obra fotográfica (em 2007): um trabalho colossal composto por mais de 120 000 negativos, filmes em Super 8 e 16 mm, várias gravações, fotografias diversas, e uma multitude de filmes por revelar.
Esta primeira apresentação oferece um vislumbre da visão requintada e da subtileza com que Vivian Maier se apropriou da linguagem visual da sua época.