EFC Vendas Novas foi o grande vencedor da 1ª edição do Torneio de Futebol Juvenil RAIACUP em Penamacor

EFC Vendas Novas foi o grande vencedor da 1ª edição do Torneio de Futebol Juvenil RAIACUP em Penamacor
Fotografia: DR

O torneio RAIACUP realizou-se nos dias 14, 15 e 16 de Julho e contou com a participação de 10 equipas provenientes de vários pontos do país, envolvendo cerca de 200 atletas, jovens praticantes de futebol do escalão de sub-15. Os jogos disputaram-se nas localidades de Penamacor e Pedrógão de S. Pedro, ficando a final agendada para a manhã de domingo no Estádio Municipal de Penamacor, seguida da entrega de prémios a todos os participantes. Presente nesta cerimónia, António Luís Beites, Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, anunciou que a próxima edição irá envolver os Municípios de Penamacor e do Sabugal. “Vai ser um torneio completamente raiano, com equipas de todo o país e o intuito é que possamos ter no futuro equipas não só portuguesas, mas também espanholas. Acho que a organização e todos os que participaram estão de parabéns, foram três dias de actividade desportiva de camadas jovens, três dias fantásticos e só tenho que estar satisfeito, dar os parabéns aos vencedores, às duas associações Penamacorense e Pedrógão e a todos os que ajudaram, directores desportivos, familiares de atletas, treinadores, staff e toda esta fantástica moldura humana. Diria que povoaram o concelho de Penamacor e quando tudo corre bem, acho que toda a gente tem que ficar satisfeita. Estamos cá para continuar com esta parceria saudável e quando é assim, só temos que apostar e arriscar ainda mais no futuro. Temos aqui um grande exemplo na ADEP, significa muito trabalho, dedicação de todos os dirigentes em termos do fabuloso trabalho que têm feito num concelho do interior, neste caso em Penamacor.”

Valéria Cruchinho, Presidente da Assembleia Municipal de Penamacor, agradeceu o trabalho da ADEP e destacou a dinâmica que o RAIACUP trouxe a Penamacor. “Foi de facto uma iniciativa muito boa, que trouxe a Penamacor todas estas equipas de todo o país, que estiveram com os pais e que totalizaram cerca de 300 pessoas em Penamacor. Esta é uma organização excelente da ADEP e quero aqui deixar os meus parabéns porque foram uma equipa maravilhosa, tudo correu bem, a logística e o apoio da câmara municipal também e foi uma primeira edição com muito sucesso. Esperemos que se repita e Penamacor estará sempre de braços abertos para receber estas iniciativas. A Assembleia Municipal está sempre com as associações, temos apoiado sempre a ADEP, o nosso clube do coração e continuamos a apoiar quem está aqui por amor à camisola, estes pais maravilhosos, esta direcção maravilhosa e a ADEP sabe que pode contar com a Assembleia Municipal. Estaremos aqui sempre para os apoiar até porque este foi um evento que deu uma dinâmica grande a Penamacor. Tenho a certeza que toda a gente vai daqui contente porque Penamacor é uma terra que sabe receber, eles tiveram a oportunidade de visitar alguns espaços de Penamacor e o concelho é belíssimo. Deram dinâmica à economia local e isso é muito bom, tudo isto é apoiar o desporto, a cultura e apoiar Penamacor.”

 

Grandes penalidades foram decisivas para o título do Vendas Novas

Com uma entrada mais forte, a equipa do Futebol Benfica obrigou logo nos primeiros cinco minutos à atenção de André Nunes. O Vendas Novas também jogava bem, circulava a bola com alguma destreza e tinha bons executantes. A primeira oportunidade acabou por surgir no minuto 7, numa tentativa de chapéu a Rodrigo Silva, com Afonso Mendes a colocar o esférico por cima da baliza. A pressão do CF Benfica não diminuiu e aos 19 minutos veio o primeiro golo. Ressalto na área e Gustavo Gomes oportuno a colocar a bola no fundo da baliza. Foram 25 minutos diabólicos por parte do CF Benfica, mas aos poucos o Vendas Novas começava a recuperar, a lutar, mas sem criar situações de perigo. No minuto 24, quando Tomás Almeida após um cruzamento não conseguiu finalizar com êxito. A equipa do CF Benfica continuava bem e até ao intervalo nada se alterou. Na segunda parte, muita garra e crer por parte do Vendas Novas com o equilíbrio a ser nota dominante. Até ao minuto 29, altura em que o empate de Afonso Mendes surgiu numa grande penalidade bem assinalada. As melhores oportunidades eram do Vendas Novas, com muita dedicação e entrega das equipas e com o 1-1 a ficar até ao final. Nas grandes penalidades definiu-se o vencedor, com o Vendas Novas a triunfar no jogo e a conquistar o título da RAIACUP. Arbitragem com um bom trabalho.

 

ADEP termina no décimo lugar

Jogo 21 referente ao apuramento do 9º e 10º lugar do 1º Torneio de Futebol Juvenil RAIACUP onde se previa um duelo interessante entre duas boas equipas e onde o público aderiu em grande número. O encontro começou equilibrado, com o jogo a ser disputado muito a meio-campo. A primeira oportunidade apareceu ao minuto 3, para o Azeitão, por intermédio de Francisco Félix que sozinho frente a Tiago Almeida rematou ao lado. Era um prenúncio para o começo do domínio da equipa do Azeitão. Ao minuto 7, foi a vez de Rodrigo Gomes rematar com êxito para as redes do Penamacor. No minuto 11, novo golo para a formação de Azeitão marcado por Francisco Félix a não desperdiçar, colorindo assim de novo o placard. Cerca de três minutos depois surgiu a primeira oportunidade para o Penamacor, por Daniel Lopes, um remate frontal que passou perto da baliza do Azeitão. A equipa de Márcio Mateus tentava atenuar o prejuízo, mas a zona defensiva do Azeitão estava impenetrável. No minuto 20 chegou o 0-3. Até que na sequência de um canto Micael Almeida aproveitou para reduzir. O intervalo chegava com a vantagem do Azeitão, por 0-3. Na segunda parte, o Azeitão entrou a controlar o jogo e ao minuto 29 foi Samuel Afonso quem desperdiçou o quarto golo, quinze minutos volvidos Daniel Lopes com a redondinha a esbarrar no poste. Até ao final, lutou-se, com o Azeitão a conquistar uma justa vitória. Arbitragem, trabalho positivo de Flávio Antunes e seus pares num encontro sem complicações de ajuizar.

Classificação final da 1ª Edição do RAIACUP

 

1º- ESTRELA VENDAS NOVAS

2º- FUTEBOL BENFICA

3º- SC COIMBRÕES

4º- SC BEIRA-MAR

5º- AC TOJAL

6º- GD FIGUEIREDO

7º- GD SESSIMBRA

8º- 4 AO CUBO

9º- CCD BREJOS AZEITÃO

10º- ADEP

 

A organização do torneio foi da 2BE - Associação para o Fomento da Actividade Social, Desportiva e Intercâmbio Cultural, em parceria com o Município de Penamacor e a ADEP - Associação Desportiva Penamacorense.