Contos de Madrugar e Invisible Rain em concerto a partir dos Paços do Concelho

Contos de Madrugar e Invisible Rain em concerto a partir dos Paços do Concelho

O Ciclo de Concertos “30 Minutos de Música” regressa este fim de semana com Contos de Madrugar e Invisible Rain – tributo a Genesis e Peter Gabriel, cujas actuações vão ser transmitidas, como habitualmente, em live streaming, no facebook da autarquia, a partir do Salão Nobre da Câmara Municipal de Cantanhede.

A iniciativa promovida pelo Município de Cantanhede começa esta sexta-feira, dia 21 de maio, às 21h30, com Contos de Madrugar, que irão interpretar um reportório composto por vários temas impactantes no seu percurso, com voz e piano. Constituído por Joana Raquel (voz) e Miguel Meirinhos (piano), este projecto musical tem “como principal objectivo proporcionar ao público canções que nos moldaram, particularmente no gosto e em atitudes”. Os artistas escolheram, por isso, “algumas das suas obras preferidas” para transportar quem as ouve “justamente para o momento em que estas os deslumbram”.

No sábado, dia 22 de Maio, também às 21h30, será a vez de Invisible Rain se apresentar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cantanhede. Constituída por cinco jovens, maioritariamente do concelho – Berito Gabriel, Bruno Ferreira, Carlos Nunes, Rafael Oliveira e Rui Silva –, a banda interpreta covers de temas marcantes do Rock/Hard Rock dos anos 80/90, num manifesto tributo aos Genesis e a Peter Gabriel, relevando a particularidade das sonoridades por ambos preconizadas.

A admiração que os músicos do grupo têm pelas obras musicais da banda onde Peter Gabriel se destacou, obras cuja importância e universalidade permanecem intocadas tantos anos depois, criou um formato de concerto onde as afinidades interpretativas são notórias. Invisible Rain tem para oferecer um espectáculo onde músicos e plateia compartilham temas tão singulares e carismáticos no panorama musical mundial e um gesto de tributo que se quer presente. A sua maior motivação deve-se “sobretudo à vontade de tocar e sentir a sua música ao vivo”.

Recorde-se que o ciclo de concertos “30 Minutos de Música” é uma iniciativa promovida pelo Município de Cantanhede para apoiar os músicos e grupos locais a fazerem face às dificuldades decorrentes da situação pandémica causada pela COVID-19. Esta será também uma oportunidade para reafirmar a qualidade artística e a expressão musical ecléctica que existe no concelho.

Para este ciclo, foram convidados compositores, cantores ou grupos locais de géneros diversificados, os quais vão actuar às sextas-feiras e sábados dos próximos fins de semana, estando nesta altura a serem desencadeadas acções de divulgação deste programa de incentivo à actividade e expressão artística no domínio da música. O que se pretende é mobilizar diferentes públicos para acompanharem a actuação de alguns cantanhedenses com carreira musical reconhecida e apreciarem a sua arte em concertos que na generalidade vão ter um carácter intimista.