“Entre copos e balões”: visite a nova Exposição e saiba mais sobre enologia!
Até Setembro de 2024, visite a nova Exposição Temporária do Espaço Cidadão, “Entre copos e balões. Do ensaio analítico à enologia moderna”, e conheça a evolução da actividade de produção de vinho, tão importante no concelho de Palmela.
Com entrada gratuita, a mostra revela pela primeira vez ao público um conjunto de aparelhos de precisão e analíticos pertencentes ao Museu Municipal de Palmela e datados de finais do século XIX e da primeira metade do século XX, que demonstram a vulgarização dos métodos racionais de fabrico e conservação dos vinhos. A colecção de vinificação é constituída por doações particulares, de famílias proprietárias de adegas devolutas do concelho: a família Briz, fundadora da Adega de Algeruz, e a Casa Quaresma de Quinta do Anjo.
Durante a inauguração da Exposição, no dia 13 de Outubro, a Vereadora da área do Património Cultural, Maria João Camolas, destacou a importância do Espaço Cidadão, em pleno Centro Histórico de Palmela que, ao longo dos anos, tem acolhido exposições do Museu Municipal, sobre vários temas: ofícios tradicionais, Arqueologia, Hermenegildo Capelo e o Castelo de Palmela.
A Vereadora referiu que a nova mostra destaca «uma área que a todos é muito querida e desde sempre está instalada na nossa região». «A vitivinicultura foi o sustento de muitas gerações e evoluiu até aos dias de hoje como uma actividade económica rica, que já dá frutos a nível nacional e mundial», lembrou. Por isso, considera que «a Exposição faz jus ao que, ao longo dos tempos, foi vivido pelas famílias e empresas da região».
«Esta é uma Exposição que tem a ver com Palmela e cujo tema é querido a todos nós, à nossa cultura e identidade», referiu também o Presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Jorge Mares, aproveitando a ocasião para agradecer ao Município por este «excelente trabalho».
A mostra é organizada pela Câmara Municipal de Palmela, enquadrada nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de Qualidade e 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.