“Escolas em Concerto 2024” | 23 Junho | 16H00 – Cinema São Jorge

“Escolas em Concerto 2024” | 23 Junho | 16H00 – Cinema São Jorge
Foto: ©cm-lisboa

“Escolas em Concerto 2024”

23 Junho | 16H00 – Cinema São Jorge

 

A 11.ª edição do evento “Escolas em Concerto” conta com cerca 200 crianças e jovens dos cinco polos da Orquestra Geração Lisboa, que se apresentam em diferentes formações: Orquestra Jovem Municipal Geração Lisboa, Orquestra de Sopros da OJMGL e Orquestras de Iniciações A e B.

 

O espectáculo destina-se a divulgar o trabalho efectuado pelos alunos dos diferentes polos da Orquestra Geração Lisboa durante o ano lectivo 2023/2024 e mostrar à cidade de Lisboa como a música se pode constituir num veículo de intervenção social e de combate ao abandono e insucesso escolar.

 

Com a duração aproximada de uma hora e meia, o concerto é aberto é aberto ao público e terá entrada gratuita, mediante o levantamento de bilhetes no Cinema S. Jorge.

 

Programa

 

Alinhamento:

16h00 – Abertura do Concerto com as seguintes intervenções: Presidente da Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal (AOSJSP), Helena Lima e Vereadora do Pelouro da Educação, Sofia Athayde.

 

16h15

ORQUESTRA DE SOPROS GERAÇÃO LISBOA

Direcção: Bruno Santos

Marchas de Lisboa, arr. João Constantino Neves

Uma noite em Lisboa (Fantasia Alfacinha), arr. Álvaro Reis

 

 

ORQUESTRA JOVEM MUNICIPAL GERAÇÃO LISBOA

Direcção: Jorge Camacho

Abertura da ópera Nabucco, G. Verdi, arr. Sandra Dackow

3 Canções Ucranianas, Carlos Garcia com colaboração de Marian Yanchyk

Rapsódia dos Rios, op. 93c, Anne Victorino d'Almeida com colaboração de Edison Otero

 

ORQUESTRA INICIAÇÃO B

Direcção: Tânia Gato

Passa o batalhão em Inglaterra, Tradicional infantil, arr. Sara Abreu

Tia Rosa, S. Suzuki

Canção de Maio, S. Suzuki

 

 

ORQUESTRA DE INICIAÇÃO A

Direcção: Margarida Ferreira

Tio Manel, Tradicional infantil

Os Pintinhos, Tradicional infantil

O Macaco, Tradicional infantil

 

ORQUESTRA DE INICIAÇÃO A E B

Direcção: Bruno Pires

Merengue do 1º dedo, Carlos Medrano

17h30 – Encerramento do Concerto

 

O projecto Orquestra Geração

É um programa de intervenção social e de combate ao abandono e insucesso escolar através da música, destinado a crianças em situação de maior vulnerabilidade educativa e social e a escolas onde o abandono escolar e os problemas de convivência multicultural são mais sensíveis.

 

A Câmara Municipal de Lisboa deu início projecto no ano lectivo 2010/2011, nas escolas básicas Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles - Boavista e Alexandre Herculano – Ajuda. Contou então com 66 alunos, número que foi aumentando nos anos seguintes.

 

Atendendo a que a Orquestra Geração tem reconhecido o potencial transformador individual e de modelos de afirmação positiva com reconhecimento grupal, familiar e comunitário, alargando o espectro de opções dos jovens e induzindo na comunidade poderosos impulsos de desenvolvimento individual, a autarquia tem vindo a alargar, de forma sustentável, o projecto a cada vez mais escolas e financia os encargos não cobertos pelo Ministério da Educação, designadamente os inerentes à Orquestra Jovem Municipal Geração Lisboa.

 

Em 2018 teve início a “Orquestra dos Afectos” na escola básica da Alta de Lisboa, onde se verificam graves disfunções sócio urbanísticas, especialmente vocacionada para crianças dos quatro  aos seis anos, com aulas de expressão musical.

 

O “Projecto Orquestra Geração” é, ainda, uma experiência bem-sucedida de aprendizagem e de criação de “percursos improváveis”, de integração satisfatória num grupo, proporcionando vivências várias, e criando-se laços de amizade fortes, onde a adrenalina dos concertos se torna viciante.

 

O programa envolve actualmente cerca de 339 alunos - crianças e jovens, oriundos de contextos sociais extremamente diversificados que, de um modo geral, de outra forma dificilmente teriam acesso ao ensino da música e à prática de orquestra.

 

A formação da Orquestra Jovem Municipal Geração Lisboa varia entre os 55 e os 65 alunos, provenientes de todos os diferentes polos da Orquestra de Lisboa.

 

Website